O transporte de animais em escala, geralmente feito pelo setor pecuário deve seguir uma série de cuidados. O bem estar do animal tem que ser levado em consideração, seja no transporte pra pasto, abatedouro etc.
Para isso o tipo de piso da carroceria tem que ser revisto, os de serragem, casca de arroz e semelhantes são os comumente usados. Eles são propícios à proliferação de fungos e bactérias que podem causar danos à saúde do animal.
Temos como exemplo casos da febre aftosa que afetaram diversos rebanhos, isso serve de exemplo para que nenhum pecuarista cometa mais erros por desconhecimento ou negligência.
É válido lembrar que a falta de cuidados básicos como esse no transporte de animais, é considerado infração à Lei em muitos estados do Brasil.
Uma solução simples que evita problemas como esses é a aplicação do estrado de segurança, mas o que é isso? O borrachão gradeado é um estrado de segurança rústico e resistente, serve para aplicação no setor pecuário e transporte de animais. Ele atua protegendo tanto o animal quanto o piso do caminhão.
Além disso o borrachão gradeado, comercializado pela Elasta, é produzido com borracha e pneu reciclado, ou seja, é de alta resistência, antiderrapante e também funciona como amortecedor de impacto evitando graves lesões e a saúde do animal.
No transporte inadequado, além das doenças, o animal pode sofrer quedas, ou seja, no caso de animais criados para abate, uma queda pode prejudicar a qualidade da carne.
Ele também pode ser usado em hospitais veterinários, salas de ordenha ou inseminação, baias de animal de grande porte, entre outros locais.
É fácil de limpar e protege os animais contra diversas infecções. Proporciona conforto e evita que ele fique estressado, são benefícios que podem influenciar diretamente na produção de leite das vacas, por exemplo.
Um animal mais tranquilo, produz mais que o estressado. Vale ressaltar também que é proibida a circulação de veículos de transporte com carroceria sem a devida proteção oferecida pelo borrachão gradeado ou piso similar.
Não há um levantamento para saber qual o animal mais transportado no País, mas, sejam eles bovinos, suínos, ovelhas, caprinos, galinhas ou qualquer outra espécie eles merecem esse cuidado.
Como dito acima a febre aftosa atingiu muitos rebanhos, causou prejuízo financeiro à muitos pecuaristas. O uso do borrachão ajuda a erradicar essa doença, pois, ele elimina o risco de contaminação nos caminhões. Ele também é impermeável e conta com grande capacidade de absorção de choque.
Conte com o borrachão gradeado da Elasta para o transporte dos seus animais!