Desde os tempos ancestrais o homem vem acompanhado do atletismo, que se trata de uma série de desafios que refletem os movimentos essenciais do ser humano: caminhar, correr, saltar e arremessar. Por esse motivo é também considerado um esporte de base e é dividido nas seguintes modalidades:
- Provas de pista e campo;
- Corridas de rua;
- Cross-country;
- Marcha atlética.
O primeiro órgão a controlar o atletismo internacional foi o Comitê Olímpico Internacional, que se responsabilizou pela elaboração e supervisão de todas as provas, tanto atléticas quanto de outros esportes, em 1986, por causa dos jogos olímpicos.
No Brasil os pioneiros nesse tipo de esporte foram ingleses e alemães radicados, mas o atletismo começou sendo praticado sem organização correta e de forma descontínua. Atualmente, é controlado pela Confederação Brasileira de Desportos, que é responsável por regulamentar o esporte no país e organizar as competições nacionais: campeonato brasileiro (entre seleções estaduais) e troféu Brasil (entre clubes).
Provas de pista e campo
São disputadas em pista:
- Corridas rasas;
- Corridas com barreiras ou obstáculos.
São disputadas em campo:
- Saltos;
- Arremesso;
- Lançamentos.
As provas de pista e campo sempre existiram no atletismo, sendo consideradas até mesmo o ponto nobre das Olímpiadas. Atualmente, todas as provas oficiais dessa modalidade são:
- Corridas de velocidade: 100 metros – 200 metros – 400 metros;
- Corridas de revezamento: 4×100 metros – 4×400 metros;
- Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino – 110 metros com barreiras c/barreiras masculino – 400 metros c/barreiras – 3.000m. com obstáculos;
- Corridas de meio-fundo: 800 metros – 1.500 metros;
- Corridas de fundo: 5.000 metros – 10.000 metros;
- Saltos: Salto em altura – salto triplo – salto em distância – salto com vara;
- Arremessos e lançamentos: arremesso de peso, arremesso de disco – arremesso do martelo – lançamento de dardo;
- Provas combinadas: Heptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros) e Decatlo (para homens: 100 metros salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros);
Corridas de rua
Essas provas são aquelas disputadas em ruas e/ou rodovias das cidades e são muito tradicionais. Elas se popularizaram na Inglaterra durante o século 18 e a prova nacional mais tradicional é a São Silvestre, realizada em São Paulo desde 1924.
Essas corridas podem ser disputadas nas mais variadas distâncias, não existindo um padrão, mas a mais requisitada é sem dúvidas a maratona, cujos corredores percorrem 42.195 metros. Populares no mundo todo, as maratonas mais importantes – Boston, Nova Iorque, Chicago, Londres, Honolulu, Roterdã e Paris – são capazes de reunir mais de 30 mil participantes.
Cross-country
Cross-country (ou crosse) é uma prova de corrida realizada em terreno não-pavimentado, geralmente grama ou terra, com equipes compostas de cinco a sete corredores. Começaram oficialmente na Grã-Bretanha, em 1876, e se mantém populares desde então.
Fez parte dos Jogos Olímpicos de 1912 até 1924 e possui um campeonato mundial que é realizado anualmente. As distâncias são de 4km e 12 km para a modalidade masculina e 4km e 8km para a feminina.
Marcha atlética
São competições de longa distância que determinam que o atleta em questão deve estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão, com uma progressão de passos. O esporte surgiu como inspiração dos desafios de caminhadas, que podiam durar de 24 horas a 6 dias, realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800.
Entrou nos Jogos Olímpicos em 1908, e a partir de 1956 passaram a incorporar as distâncias atuais, de 20km e 50km.
Atletismo para deficientes
Nasceu na primeira década do século XX como forma de inclusão, inicialmente apenas para deficientes auditivos. Em 1920 foram incorporadas provas para portadores de deficiências visuais e após a Segunda Guerra Mundial, que foi responsável pela mutilação de vários soldados, foram incorporadas provas para deficientes físicos.
Os primeiros Jogos Para-Olímpicos foram realizados em Roma, no ano de 1960, e desde então sempre são disputados alguns dias após os Jogos Olímpicos de Verão.