Recentemente pesquisadores comprovaram que qualquer tipo de atividade física fora do expediente de trabalho não é capaz de reduzir os problemas de saúde que aparecem devido a longos períodos sentados. Isso significa que mesmo que a pessoa se considere uma atleta fora do trabalho, isso não é sinônimo de uma vida saudável.
Os trabalhadores que ficam muito tempo sentados podem sofrer de:
- Trombose devido ao aumento da pressão nas veias das pernas;
- Alterações na postura;
- Problemas cervicais;
- Problemas musculares;
- Problemas lombares.
Ficar sentado é um novo tipo de vício dessa geração, é o novo “fumar”. Um grupo de homens que ficam sentados por três horas ou menos possui uma taxa de mortalidade 20% menor do que um grupo que fica sentado por seis horas ou mais. No caso das mulheres essa diferença pode subir para até 40%.
Problemas gerados no corpo
- A coluna sofre de enrijecimento, ficando mais vulnerável a possíveis lesões e hérnias de disco.
- O pescoço se torna capaz de tensionar a coluna, aumentando as dores e criando desequilíbrios permanentes.
- As pernas acumulam fluído, causando inchaço e trombose.
- Os glúteos tem sua estabilidade prejudicada, diminuindo a capacidade de impulso para caminhadas.
- O coração também é afetado pela inatividade muscular e as toxinas provocadas por essa falta de movimento vão para o órgão e são nocivas, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
- O cérebro deixa de liberar substâncias que melhoram a atividade neural e humor.
- E o risco também se estende à diabetes, que produz uma quantidade relativamente menor de insulina, aumentando os riscos de contração da doença e piora em quem já a possui.
Como se prevenir
Para quem não pode fugir desse problema, existem algumas coisas que podem ser feitas para a redução desses danos:
- A cada hora que passar sentado, pratique 10 minutos de uma atividade física;
- Caminhadas no escritório;
- Exercícios leves de ginástica;
- Evite salto alto, prefira calçados mais confortáveis;
- Utilize Tapetes Ergonômicos.
Os Tapetes Ergonômicos da Elasta possuem as qualidade ideais para evitar muitos desses problemas, auxiliando o corpo no desempenho ergonômicos, aumentando a proteção à saúde e neutralizando a dureza dos pisos. Ele também é capaz de ativar a circulação sanguínea das pernas, absorvendo adequadamente o impacto do peso do trabalhador nas articulações e reduzindo a fadiga.
Standing desks
As standing desks são mesas que possuem regulagem de altura, abolindo completamente o uso da cadeira e permitindo que o trabalhador fique em pé, trabalhando com a mesa em uma posição agradável e menos prejudicial.
Uma das empresas de sucesso que adotou esse sistema para os funcionários que a preferissem foi o Facebook, a fim de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores. No escritório brasileiro, a estimativa é de que 20 pessoas já tenham aderido a esse método, com sucesso. Parece complicado no começo, principalmente para superar os desafios da posição diferente, mas os benefícios em longo prazo são reais:
- Aumento de atenção;
- Maior produtividade;
- Maior interação com os colegas no ambiente de trabalho;
- Maior movimentação muscular.
Para que as standing desks deem certo, é necessário adaptar o ambiente de trabalho corretamente. Apenas empilhar objetos, como livros, para aumentar o nível do monitor e teclado não é suficiente. O ideal é buscar uma empresa especializada na construção desse tipo de mesa para ajustes de inclinação e adquirir Tapetes Ergonômicos da Elasta para prevenir riscos.