Em muitos locais de trabalho, os funcionários executam suas funções sempre de pé, normalmente em posturas desconfortáveis e desagradáveis se levada em questão a integridade física do trabalhador.
Grandes períodos de tempo nessas posições podem causar, a longo prazo, lesões nas pernas, nos braços e na coluna, além de problemas circulatórios.
Para casos como esse, deve-se ter em mente que o trabalhador pode ter, depois de alguns anos de trabalho na mesma função, algumas doenças ocupacionais graves, o que pode até mesmo trazer processos trabalhistas direcionados à empresa.
Evitar ou ao menos tentar reduzir esses problemas é uma tarefa relativamente simples. Duas maneiras principais de realizar essa prevenção seriam:
Permitir que o trabalhador alterne algum tempo sentado com seu período de trabalho de pé, de maneira que o descanso traga mais tranquilidade e uma diminuição nos pequenos e desagradáveis pontos de dor durante o trabalho (devem ser colocados assentos para que os períodos de descanso sejam aproveitados em posições confortáveis, revigorando o trabalhador.
Utilização de um tapete ergonômico (anti-fadiga). Esse tipo de tapete é feito com borracha macia e tem uma textura que auxilia na circulação, diminuindo o risco de doenças advindas da falta dela, além de diminuir as dores causadas pelos exaustivos períodos com o peso do corpo todo apoiado sobre os pés, devido à seu material que distribui harmonicamente a força, impedindo lesões como a LER, por exemplo.
Os tapetes ergonômicos da Elasta são moldados especialmente para incrementar seu desempenho ergonômico, trazendo muito mais conforto para o trabalhador e diminuindo ao máximo os riscos de lesões e doenças a longo prazo.