Quem pratica ou já praticou alguma modalidade de esporte, sabe que existem diferentes tipos de piso esportivo. Isso porque, cada atividade possui sua particularidade e, por isso, possui características específicas.
Dessa forma, conhecer quais são os revestimentos mais comuns disponíveis no mercado é fundamental para garantir a segurança e a performance dos atletas.
Então, acompanhe as próximas linhas deste conteúdo e descubra quais são os 4 principais pisos usados para tal finalidade.
Quais são as características dos Pisos Esportivos?
A principal característica de um revestimento esportivo de qualidade é sua capacidade de absorver impactos, proporcionar conforto e evitar que o atleta sofra algum acidente.
Nesse sentido, existe uma grande gama de tipos de piso esportivo, os quais podem ser destinados, por exemplo, a basquete, vôlei, lutas, tênis, pista de atletismo e muitos outros!
Sendo assim, é preciso conhecer muito bem a atividade que se deseja praticar sobre essa superfície para poder escolhê-la com precisão.
Conheça os 4 principais tipos de Piso Esportivo
Confira, na sequência, os 4 tipos de piso mais adotados em espaços dedicados à prática de esportes:
1. Piso para Pista de Caminhada
Este revestimento é emborrachado e tem enorme capacidade de amortecer os impactos das passadas durante a caminhada. Além disso, ele é antiderrapante e promove a regularização do solo.
Permeável, durável e simples de ser higienizado, este modelo de piso pode ser instalado em locais como:
-
- Pistas de corrida e caminhada;
- Playgrounds;
- Aquaplays;
- Bordas de piscina e ofurô;
- Spa.
2. Piso de Grama Sintética
Outro tipo de piso que faz sucesso no mundo dos esportes é a grama sintética, muito aplicada em quadras de tênis e em campos de golfe e futebol, substituindo a grama natural, que exige mais manutenção.
Dessa maneira, os ambientes onde há maior presença deste tipo de revestimento são:
- Mini campos de futebol e golfe;
- Campo de society;
- Escolinhas de futebol;
- Quadras de clubes;
- Campos de treinamento.
3. Piso para Academia
Os pisos para academia devem absorver impactos ainda mais intensos, suportando, inclusive, a queda de equipamentos pesados. Entretanto, por outro lado, o revestimento é flexível e confortável.
Dentro desta categoria, existem os seguintes pisos:
- Pisos de EVA: são facilmente instalados e podem ser usados como tatame em algumas práticas de luta, bem como em ambientes dedicados à recreação, em escolas e clubes;
- Piso Playfit 13: perfeito no amortecimento de quedas, o revestimento emborrachado é econômico e proporciona absoluta segurança;
- Piso Playfit 26: além de proteção contra impactos, o Playfit 26 ainda oferece isolamento térmico, acústico e é ideal também para playgrounds.
4. Piso para Quadra Poliesportiva
Por fim, no caso do piso para quadra poliesportiva, a escolha pode ser mais complexa, pois o revestimento deve atender, com excelência, a mais exigências.
Afinal, são muitos os esportes praticados no mesmo lugar. Alguns deles são, por exemplo, vôlei, basquete, futsal e handebol.
Logo, existem diferentes alternativas para o espaço:
- Piso de concreto;
- Piso modular de plástico;
- Piso flutuante de madeira;
- Piso flexível de poliuretano;
- Piso de saibro.
Bom, mas agora que você já conhece os principais tipos de piso esportivo, é hora de escolher um fabricante confiável e que tenha credibilidade no mercado.
Portanto, entre em contato com a Elasta, a marca que é expert em revestimentos e que está há anos oferecendo soluções de altíssima qualidade!