O piso ideal para pistas de atletismo deve proporcionar desempenho e segurança à prática de atletismo de alto rendimento. Isso exige alta qualidade e durabilidade do sistema, principalmente sob as condições adversas de clima, estrutura e uso.
O conceito “sandwich” é o mais eficiente, o sistema é composto de uma manta pré-fabricada de grânulos de borracha de 10mm, revestida de camada autonivelante de poliuterano flexível de 2mm e a superfície contém de 1 a 2mm de flocos de EPDM colorido (de acordo com as especificações de cor da quadra).
Devem assegurar:
- Rendimento completo com pisada uniforme e impulso efetivo;
- Proteção e conforto ao atleta, com piso macio capaz de reduzir lesões decorrentes do esforço atlético;
- Superfície antiderrapante, geralmente com textura granulada, para que assim evite escorregões e proporcione passadas firmes;
- Durabilidade, não contendo emendas de superfície, sendo resistente a perfuração por cavilhas de solado de sapatilhas e à prova de raios ultra-violetas (U.V.);
- Isenção de metais pesados, passíveis de contaminação do solo, como mercúrio e chumbo.
Essas normas são fomentadas pela IAAF (International Association of Athletics Federations), que é a entidade máxima para o atletismo mundial e pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), associada à IAAF.