A escola é responsável diretamente por boa parcela do conhecimento adquirido na vida de uma pessoa. É lá onde se começa com o convívio social e onde se aprende a ler, escrever, etc. É através dela que pessoas descobrem vocações profissionais, por meio de matérias com maior afinidade, entre outras coisas.
Entre as matérias presentes no corpo de ensino dessas instituições é provável que tenha alguma relacionada à educação física. Embora não seja comum no Brasil, algumas escolas adotam pistas de atletismo em suas instalações, estimulando significativamente a prática do esporte.
Temos como exemplo recente um caso na China, onde uma pista foi inaugurada, segundo mostra uma matéria do Portal G1. O mais curioso nesse caso é o local onde ela foi instalada, no teto da instituição. Uma pista de 200 metros no topo do edíficio de 4 andares em Zheijang.
Isso além de um incentivo ao esporte, mostra que o país se preocupa com a formação de potenciais atletas para o futuro. Existem pistas espalhadas por locais no Brasil, assim como um Centro de Formação Olímpica em Fortaleza. A instituição chinesa mostra que há alternativas para instação de pistas em escolas, até mesmo nos casos onde não existe espaço físico suficiente. Não é a toa que esse projeto foi apresentado em uma feira internacional de arquitetura em Veneza, na Itália e tem ganhado premio de inovação e incentivo ao esporte.