Não é raro que, tanto empresa quanto funcionários, muitas vezes, se esqueçam de um fator fundamental para o bem estar e desenvolvimento de um ambiente saudável e confortável, para a prática profissional: a ergonomia no trabalho.
Uma jornada longa e cheia de desgastes pode causar sérios problemas à saúde dos funcionários, se não forem tomadas medidas cautelares e de prevenção, que visem reduzir a incidência e o acúmulo de danos causados pela repetição de manobras, atividades e movimentos, durante o dia. Outro problema que costuma atingir, em cheio, os trabalhadores é o risco constante de sofrerem tropeções e escorregões, devido ao chão molhado e escorregadio, de alguns ambientes, como fábricas e frigoríficos, por exemplo.
Nesses ambientes, o trabalhador é obrigado, diariamente, a conviver com adversidades que vão desde baixas temperaturas, clima úmido, até o principal agravante de sua persistente condição de risco, que são os pisos molhados e propensos a tombos e acidentes mais graves. Para um profissional que convive com a obrigação de ser ágil, rápido e eficaz, manuseando peças pesadas e objetos cortantes, que exigem cuidado e atenção, não é de se esperar que, uma vez ou outra, acidentes, como os mencionados, acima, ocorram, fruto da correria e pressa. Cabe a empresa, mais do que a qualquer outro, cuidar para que isso não aconteça. E a melhor forma de se obter tal segurança é fazendo uso de tapetes e estrados, especificamente, destinados à proteção do trabalhador, em pisos molhados e escorregadios.
O que caracteriza esses tapetes são, além do seu corpo feito a partir de borracha, sua superfície, geralmente, macia, destinada à impedir o acúmulo de líquidos gerados pelo ambiente. Isso significa dizer que, em um grande frigorífico, em açougues ou afins, toda a água que se acumula pelo chão, toda a umidade do piso, que tantos acidentes podem provocar, não ficarão ali. Elas estarão retidas no tapete de borracha, como um absorvente natural, impedindo que o trabalhador sofra acidentes. Claro que, ainda assim, é preciso cuidado e atenção, por parte do funcionário, no momento em que for se locomover para outras áreas, mas, enquanto estiver sobre o seu espaço de trabalho, não correrá esse risco. Muito pelo contrário. É possível que se sinta mais confortável, sobre o piso flexível da borracha.
Nunca é demais, prevenir acidentes desnecessários. E essa parece ser uma boa maneira de por isso em prática.