As novas tecnologias de hoje oferecem ótimas opções para que evitemos utilizar pisos desgastados ou naturais em lugares nos quais esse tipo de piso não é ideal, e uma dessas opções é o piso de borracha.
Recomendados principalmente para lugares com grande quantidade de pessoas (hospirais, comércios, academias), ele é altamente resistente e garante toda a segurança necessários, por além de garantir a absorção de impacto do caminhar, ainda é antiderrapante e fácil de limpar.
Para escolher o piso de borracha adequado, deve-se ter consciência do ambiente em que ele será instalado, sempre pensando na funcionalidade do produto. O tapete antifadiga, por exemplo, é mais indicado para locais em que as pessoas ficarão paradas em pé por muito tempo, o piso emborrachado infantil já é adequado para playgrounds, em substituição à grama natural e também para ambientes internos, já que absorve os impactos causados por possíveis quedas. Além disso, o piso de borracha ainda oferece ótimo conforto acústico e é resistente à abrasão, que é o desgaste causado pelo excesso de fricção, que pode danificar o piso.
A instalação é rápida e a aplicação é feita utilizando argamassa e cola, preferencialmente por cima de um contrapiso limpo, sem excessos de umidade e sem outro revestimento.
Cuidados com o piso de borracha
- É bom manter o piso sempre limpo, o que não é difícil, já que a limpeza dos pisos de borracha é fácil e não exige muitos produtos. O melhor é limpar com panos úmidos e detergente neutro diluído em água.
- Evite usar produtos como acetona, solventes ácidos e resina, já que eles podem causar danos ao revestimento emborrachado do piso, fazendo com que ele descole ou perca aderência.
- A aplicação moderada de cera acrílica pode manter o brilho e facilitar a remoção dos resíduos de poeira na hora da limpeza.