De todas as atividades que promovem benefícios físicos, sem dúvida a corrida e a caminhada são as mais baratas e práticas, afinal, para praticá-las basta possuir um par de tênis anatômicos – lembre-se de procurar um modelo específico para corrida e que tenha amortecimento – e disposição. Entretanto, como em qualquer atividade física, a fim de evitar lesões é necessário seguir algumas recomendações, tornando assim a atividade muito mais eficiente.
Para que a prática se torne efetiva, é importante começar um treinamento constante que esteja de acordo com as condições físicas do praticante, cada pessoa tem um condicionamento diferente. Além disso, o local da prática também é extremamente importante para iniciantes, pisos duros e sem foco no atletismo podem causar lesões mesmo em pessoas preparadas fisicamente.
O piso ideal para a prática é o que possui uma superfície macia, sustentável e com proteção antiderrapante, proporcionando desempenho e segurança à prática de atletismo de alto rendimento. Essas pistas são ideais para treinamento.
Os iniciantes devem começar a praticar corridas em ritmo lento, progressivamente aumentando as distâncias, preparando-se para posteriores práticas de treinamento e esforços competitivos. O ideal para essas práticas é um período de preparação que vai de 10 a 12 semanas através de um treino moderado a intenso. Daí a importância de uma pista de treino apropriada para a prática.
Na segunda fase do programa, após a adaptação ao ritmo lento e distâncias progressivas, deve-se iniciar um programa moderado de corridas com intervalos. Essas corridas produzem estímulos fortes e promovem o maior descanso nos períodos.
O estilo da corrida
O estilo da corrida também é importante, cuide dessa parte. Os atletas mais experientes aprendem a se mover com graça e economizar movimentos desnecessários à prática. Um estilo incorreto pode levar o corpo a lesões e tensões.
- Tente não cair sobre calcanhares ou dedos, para a corrida o ideal é sempre se apoiar em todo o pé;
- Mantenha os joelhos um pouco dobrados, dessa forma o impacto é parcialmente absorvido e melhor redistribuído para o corpo;
- Incline-se um pouco para frente para que o peso do corpo recaia apenas sobre o pé que se adianta;
- Procure fazer com que suas passadas tenham um comprimento médio, e não sejam exageradas;
- Mantenha os braços em um ângulo de aproximadamente 90 graus e próximos ao corpo;
- Acostume-se a relaxar e esquecer-se de sua mandíbula, ombros e mãos. Corra relaxado.
Dicas
- Antes do treino, algumas exigências são necessárias para garantir sua eficácia. Lembre-se de visitar regularmente um médico antes e durante o programa de treinamento, além disso, atente-se a sua série progressiva de objetivos e os cumpra em seu próprio ritmo.
- Respeite os períodos de aquecimento e desaquecimento antes e depois de seu exercício, são eles que evitam as lesões mais sérias, é importante preparar o corpo para a prática e se acostumar com uma rotina de saída.
- Em seu programa inclua exercícios que atuem também sobre o resto do corpo, dessa forma o corpo inteiro é trabalhado. Uma boa dica é iniciar um treino de resistência muscular.
- Vista roupas adequadas ao treino, elas devem permitir que o suor evapore do seu corpo, assim sua temperatura corporal se mantém normalizada e você não sofre com picos de superaquecimento.
- Evite superfícies duras como concreto ou asfalto, procure sempre um piso próprio para atletismo.
- Hidrate-se antes, durante e após a prática. Água e isotônicos próprios para condicionamento físicos são recomendados, evite refrigerantes e sucos industrializados.
- Não corra após uma refeição, e nem de barriga vazia.