Sempre que ouvimos falar na palavra ergonomia, logo, a primeira coisa que surge em nossa mente é postura. De fato, ergonomia está ligado a isso, mas seu significado e função são bem mais amplos. Nós, da Elasta, vamos te ajudar a conhecer um pouco melhor, confira:
O que significa ergonomia?
Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.
Este termo se originou a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu ambiente de trabalho, além de técnicas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
O conceito de Ergonomia se aplica à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.
Percebe que ergonomia não está somente ligado a postura, mas a uma série de outras coisas cujo o objetivo é zelar pela qualidade de vida do indivíduo?
É válido ressaltar que as aplicações da ergonomia não são apenas na vida profissional de cada pessoa, mas também nas atividades do dia a dia. Sua, hoje, não se restringe mais à indústria. Através dela, melhora-se a qualidade de vida de idosos, deficientes físicos, crianças em idade escolar, das pessoas em suas residências e da circulação de pedestres em vias públicas.
Agora que você já sabe um pouco mais, venha conhecer nossas soluções criadas especialmente para atender as suas necessidades ergonômicas.