Milhares de pessoas ao redor do Brasil e do mundo jogam futebol society diariamente, seja para fins profissionais ou recreativos. Apesar disso, muitas nunca pararam para tentar entender os detalhes desse esporte, em especial no que diz respeito à composição de um campo de futebol society. Pensando nisso, preparamos um breve texto no qual explicamos o que é o futebol society, quais as suas peculiaridades e até mesmo como é construído um campo dedicado a prática desse esporte.
O QUE É O FUTEBOL SOCIETY?
O futebol society, ou futebol 7, como também é conhecido, é uma variação extremamente popular do futebol convencional. Ele é jogado em um campo de grama sintética, que possui no mínimo 40×20 e no máximo 60×40. Ao contrário do futebol convencional, no qual cada equipe coloca 11 jogadores em campo, no futebol society as equipes contam apenas com 7 jogadores de cada vez (daí seu nome, futebol 7).
DE QUE É FEITA A QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY?
A resposta para essa pergunta pode até parecer óbvia em um primeiro momento, afinal acabamos de mencionar que se joga futebol society em um campo de grama sintética, porém ela é válida, haja vista que nem só de “grama” é feita essa quadra.
Sem dúvida, ao contrário do campo de futebol convencional, que é feito apenas de grama, no campo de futebol sintético coloca-se um composto de borracha granulada. Se você já pisou em um gramado de society, sem sombra de dúvidas já notou a presença desse elemento, já que dificilmente ele passa desapercebido.
QUAL É A SERVENTIA DESSA BORRACHA?
A grama sintética, ao contrário da natural, possui uma capacidade menor de absorção de impacto. Por isso, coloca-se junto da grama uma espécie de borracha granulada, que tem o intuito de proporcionar maior capacidade de absorção de impacto, o que preserva as articulações e a coluna dos jogadores, além de maior aderência, – a grama sintética é consideravelmente mais escorregadia que a natural; a borracha torna o jogo muito mais confortável, prazeroso e seguro.
Vale ressaltar, ainda, que o acréscimo de borracha à grama sintética tem outro objetivo: preservar a estrutura original do local, fazendo com que seja necessário uma quantidade muito menor de reparos a longo prazo.
A BORRACHA TEM VALIDADE?
O granulado de borracha, após ser aplicado, tem boa durabilidade. Após um certo tempo, no entanto, pôde-se fazer necessário preencher certos pedaços do campo. Esse tipo de reparo, no entanto, é pontual, bastando realizar um enxerto com granulado de borracha no local danificado e pronto, o campo está reparado. Por conta disso, esse é um investimento seguro, que é feito apenas uma vez, bastando mantê-lo após isso.
COMO COLOCAR BORRACHA NO CAMPO DE GRAMA SINTÉTICA?
Se você deseja construir um campo para futebol society, é preciso que tenha cuidado ao fazê-lo, haja vista que a borracha é necessária em um campo desses, porém ela precisa ser colocada na dose certa, já que em excesso ela pode até impedir a prática do esporte. Nessa hora, portanto, busque o auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de material, como a Elasta, por exemplo, que está há mais de 15 anos no mercado, possuindo experiência não apenas em grama para campo sintética, mas também em diversos outros tipos de pisos.