Para alcançar o sucesso no mercado moderno é preciso que uma empresa invista não apenas em fatores lógicos, como a criação de um produto de qualidade superior ou o desenvolvimento de uma estratégia agressiva de preço, mas também em itens menos óbvios, como por exemplo a motivação dos colaboradores e até mesmo o seu nível de conforto. Sem dúvida, fica cada vez mais claro que nos dias atuais é irrelevante tentar ganhar espaço no mercado apenas por meio de atributos lógicos; empresas que insistem nessa estratégia estão fadadas a desperdiçar tempo e dinheiro. Por conta disso, vale a pena estudar o impacto que elementos que antes eram vistos como “secundários”, como a ergonomia, por exemplo, podem ter por sobre a produtividade de uma empresa.
O QUE É A ERGONOMIA?
Ergonomia, caso você não saiba, é o nome que se dá ao conjunto de disciplinas que estuda a organização de todo e qualquer tipo de trabalho no qual existe interação entre homem e máquina. De forma consideravelmente resumida, ergonomia diz respeito à qualidade de adaptação de uma máquina por seu operador. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida daqueles que precisam operar uma máquina, como um computador ou uma caixa registradora, por exemplo, durante longos períodos de tempo, por meio da adoção de práticas que aumentem o conforto e diminuam o risco de lesões.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA PARA UMA EMPRESA?
Investir em ergonomia é uma estratégia inteligente e válida para a maior parte das empresas, trazendo benefícios tanto para o funcionário como para a empresa. Alguns dos mais relevantes são:
- AUMENTO DE PRODUTIVIDADE
Funcionários que estão sentindo-se bem trabalham de forma mais leve e funcional, desempenhando suas funções com mais qualidade e atenção, havendo um número menor de falhas. Por conta disso, aumenta a sua produtividade e, em longo prazo, o lucro do empregador também.
- MAIOR FIDELIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
Hoje em dia é difícil encontrar empresas que coloquem a saúde, o bem estar e a segurança de seus funcionários em primeiro lugar. Por conta disso, quando os mesmos se deparam com uma empresa que esteja preocupada com elementos comoa sua ergonomia ao trabalhar, por exemplo,eles tendem a valorizar mais o seu emprego, sentindo menos vontade de mudar de empresa.
- DIMINUIÇÃO NA FREQUÊNCIA DE FALTAS
Conforme mencionado, a ergonomia é importante não apenas para melhorar o conforto do funcionário, mas também para preservar a sua saúde. Investir em ergonomia, portanto, é quase tão bom quanto contratar um seguro de saúde para os funcionários, já que evitará que os mesmos desenvolvam uma série de problemas na coluna, articulações e outras partes do corpo.
Vale ressaltar, ainda, que uma menor ocorrência de problemas de saúde é bom não apenas para os funcionários, mas também para o empregador, que terá que lidar com uma menor quantidade de ausências – uma das piores coisas para uma empresa é possuir um funcionário em seu quadro de pagamento e não poder contar com o mesmo por motivo de saúde; as empresas de seguro, aliás, consideram itens como o tapete ergonômico (também conhecido como tapete antifadiga), uma das 3 melhores soluções para prevenção de acidentes no local de trabalho.
PRECISA DE AJUDA? FALE COM A ELASTA!
Se você está pensando em melhorar o nível de ergonomia dos funcionários da sua empresa e não quer errar ao fazê-lo, busque o auxílio da Elasta, uma empresa que está no mercado há mais de 15 anos, sendo especialista em produtos que melhoramo conforto e a segurança dos colaboradores, como o tapete ergonômico, por exemplo, que é feito de borracha ou algum outro material macio, que cria uma barreira entre a pessoa e o piso duro, sendo amplamente utilizado em locais nos quais é exigido que o funcionário permaneça longos períodos de tempo em pé para aliviar a pressão exercida por sobre a coluna e articulações do mesmo.