Nesta segunda-feira, dia 28 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Apesar de ser uma comemoração, relativamente, recente, já que a data foi criada em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), esse dia reserva uma série de eventos realizados por todo o mundo, com o propósito de conscientizar os trabalhadores e empregados a cerca dos riscos de acidentes no trabalho. E esse problema ainda é vigente.
Em todo o mundo, os acidentes e doenças ocupacionais ainda permanecem como as principais causas de mortes relacionadas com o trabalho. Isso porque a mesma Organização do Trabalho que criou o dia mundial de segurança e saúde, estimou que de 2,34 milhões de mortes no trabalho, por ano, 321 mil são causadas por acidentes. As outras 2,02 milhões são causadas por vários tipos de doenças com relação ao trabalho.
Isso corresponde a uma média de cerca de 5,500 mortes, por dia. Só para ter como exemplo, o crescimento no número de óbitos ocasionados por quedas no trabalho, que pode ser um reflexo do crescimento das atividades na construção civil, como um todo, registrou aumento de 289% nos acidentes de trabalhos fatais, em especial, em andaimes e edifícios.
Como em todos os anos, a esperança é de que iniciativas como essa ajudem na conscientização e na melhora de índices como os apresentados acima, contribuindo para um cenário sem tanta insegurança e, principalmente, vítimas do seu próprio trabalho.