Entenda como a ergonomia precisa ser constantemente aprimorada em projetos e setores industriais para ter cada vez mais efetividade


Entenda como a ergonomia precisa ser constantemente aprimorada em projetos e setores industriais para ter cada vez mais efetividade

Empresas que querem ter boa produtividade e crescimento, precisam se preocupar com a equipe. Afinal, colaboradores confortáveis, saudáveis e que se sintam bem e acolhidos, acabam produzindo mais. É por isso que quem quer ver a indústria crescer nunca pode parar de investir em ergonomia. É ela que garanta um ambiente adequado e preparado para que a equipe desempenha a sua atividade laboral.

Resumidamente, a ergonomia estuda meios de deixar a relação entre o homem e a máquina mais harmoniosa. Por isso, a empresa precisa estar sempre se aprimorando e buscando novas maneiras de promover o bem-estar da equipe. Dessa forma, a indústria atua na:

  • prevenção de acidentes;
  • diminuição de doenças ocasionadas por esforços repetitivos;
  • diminuição de afastamento da atividade laboral por problemas médicos;
  • diminuição do cansaço e da pressão;
  • aumento da produtividade.

Como aplicar a ergonomia na sua empresa

A Norma Regulamentadora (NR-17), publicada pelo antigo Ministério do Trabalho e Emprego, determina que a empresa tenha um documento que identifique e estabeleça as condições mínimas necessárias, para que a equipe atue em um ambiente que se preocupa com a ergonomia. A esse estudo dá-se o nome de Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Por meio dela, são separadas variadas linhas produtivas da indústria. Dessa forma, cada uma delas recebe uma atenção especial quanto aos ajustes ergonômicos que precisam ser feitos. Por isso, nesse documento devem ser avaliados:

  • Conforto sonoro;
  • Conforto térmico;
  • Conforto visual, entre outros.

Evidentemente que, por mais que o projeto da indústria seja bem feito, há algumas linhas de produção nas quais a equipe pode precisar ficar exposta a altos ruídos, temperatura alta ou baixa, entre outros.

Nesses casos, é imprescindível que sejam fornecidos equipamentos de segurança que bloqueiem os efeitos negativos. Por exemplo, se for excesso de proteção à luz, um ambiente adequado precisa fornecer óculos. Já no excesso de ruídos, tampões de ouvido. No calor, roupas térmicas e assim por diante.

A postura do colaborador, no momento da realização do trabalho, também precisa ser considerada. Para isso, é preciso oferecer móveis ergonômicos e também treinar a equipe. Por meio de palestras, vídeo e panfletos, a indústria precisa instruir o colaborador e garantir que ele saiba como atuar, sem se prejudicar.

Também é importante que, dentre as medidas ergonômicas adotadas, a empresa se preocupe em oferecer ginástica laboral, intervalos regulares e, se possível, rotatividade de tarefas. Tudo isso ajudará a cuidar da saúde da equipe e evitará muitas lesões consequentes do trabalho.

Na Elasta temos vários equipamentos de segurança coletiva, como tapetes isolantes elétricos e tapetes ergonômicos que servirão também para tornar o ambiente de trabalho da sua indústria mais ergonômico. Entre em contato e solicite um orçamento .


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *