Ao longo dos últimos anos o número de pessoas que pratica Crossfit cresceu de forma exponencial no Brasil.
Para aqueles que não sabem, Crossfit nada mais é que um tipo de treinamento que combina levantamento de peso olímpico, ginástica, atletismo e uma série de outras modalidades esportivas.
Trata-se de uma atividade intensa, que exige bastante do praticante.
Seu objetivo é trabalhar dez capacidades distintas do corpo humano: equilíbrio, resistência, capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, velocidade, precisão, resiliência muscular, força, potência e coordenação.
O Crossfit é uma excelente atividade física; sua prática é capaz de trazer incontáveis benefícios à saúde do praticante.
Se praticado indevidamente, contudo, pode se tornar uma atividade extremamente perigosa e danosa.
Por isso, se você está pensando em montar um espaço para a prática de Crossfit, saiba que há certos cuidados que devem ser observados para que a saúde dos alunos seja preservada e sua academia possa prosperar.
OS PERIGOS DO CROSSFIT
Boa parte dos exercícios feitos no Crossfit são capazes de impactar fortemente o corpo; pulos sobre caixas, levantamento de pneus e blocos de cimento são apenas alguns exemplos de atividade que podem facilmente causar lesões na coluna, cóccix, articulações e musculatura.
A maior parte dos médicos, aliás, não tem pudor algum em alertar para o fato de que para se fazer Crossfit é preciso tanto um bom preparo físico como um campo adequado de treinamento.
O QUE TORNA UM ESPAÇO ADEQUADO PARA A PRÁTICA DE CROSSFIT?
Conforme mencionado, no Crossfit realiza-se uma série de exercícios diferentes.
Pulo sobre caixotes, corda naval, equilíbrio sobre bola e levantamento de peso são alguns dos mais comuns.
Sendo assim, para se ter um bom espaço de Crossfit é preciso estar atento a qualidade de todos esses equipamentos.
Existe um item em específico, no entanto, que requer mais atenção do que todos os outros, já que acaba afetando todo e qualquer tipo de prática esportiva: o piso.
De fato, se tivéssemos que eleger apenas um equipamento como sendo o mais importante em uma academia de Crossfit, ele seria, sem sombra de dúvidas, o piso.
A IMPORTÂNCIA DE UM BOM PISO
O piso pode ser considerado o ativo mais importante de uma academia de Crossfit a medida que ele será o responsável por amortecer o impacto provocado pelo exercício.
Por esse motivo, o ideal é buscar instalar um piso que seja capaz de proteger tanto a estrutura óssea-esquelética do atleta como o piso original da academia – afinal, não se esqueça: no Crossfit utiliza-se objetos pesados, que podem facilmente danificar a estrutura da academia.
Para tanto, conte com o auxílio de uma empresa como a Elasta, por exemplo, que está há anos no mercado e possui uma série de soluções distintas para aqueles que desejam investir em crossfit, como por exemplo os pisos da linha “playfit”, que são oferecidos nas seguintes variações:
- PLAYFIT 13: esse tipo de piso é excelente para proteção contra quedas e isolamento acústico. Ele é vendido em 13 milímetros e pode ser encontrado no modelo flocado (pigmentado) e standard (cor sólida);
- PLAYFIT 16: essa versão de piso é composta por grânulos de borracha ligados por aglutinantes elásticos de poliuretano, que proporcionam excelente densidade, sendo capaz de oferecer maciez, flexibilidade e isolamento acústico. O playfit 16 conta com proteção UV, podendo ser instalado até mesmo em locais nos quais há grande incidência de luz solar.
- PLAYFIT 26: produzidos com borracha de altíssima qualidade e fabricados com granulação superficial fina e macia, o “playfit 26” oferece excelente absorção de impacto, além de isolamento térmico e acústico.
- PLAYFIT 40: o “playfit 40” é indicado tanto para academias como playground’s, sejam eles internos ou externos, por ser capaz de proporcionar conforto e segurança para aqueles que realizam atividades físicas por sobre ele.
Vale ressaltar, ainda, que todos os pisos “playfit” podem ser encontrados em diferentes cores.