Conheça os pisos isolantes elétricos que respeitam a NR-10


Tapete Isolante Elétrico

Trabalhadores que desempenham funções que os coloque frequentemente em contato direto com eletricidade correm sério risco de sofrer algum tipo de descarga elétrica que os deixe seriamente feridos ou os leve, até mesmo, ao óbito. Trata-se de um risco real, com o qual esse tipo de profissional deve aprender a viver. Apesar de perigoso, contudo, é um tipo de risco que pode ser mitigado e até mesmo anulado caso sejam tomadas as medidas corretas de prevenção.

Por conta disso, o Ministério do Trabalho desenvolveu, há algum tempo atrás, a NR-10, uma norma que estabelece uma série de diretrizes que devem ser seguidas por empresas que empreguem profissionais que estão em contato frequente com energia elétrica. A norma foi criada para preservar os trabalhadores, evitando que acidentes aconteçam, sendo bastante ampla e tratando, em seu texto, de assuntos que vão desde “Equipamentos de Proteção Individual” (EPI) até “Equipamentos de Proteção Coletiva” (EPC). A NR-10 foi feita para proteger profissionais que atuem em qualquer ponto da cadeia de produção de energia elétrica, desde a geração até a transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica.

A IMPORTÂNCIA DO “EPC”

Um dos pontos mais importantes da “NR-10” é o artigo “10.2.8.1”, que trata de “Medidas de Proteção Coletiva”, capítulo no qual se fala a respeito de “Equipamentos de Proteção Coletiva”, um tipo de material que deve ser adotado pelas empresas para garantir a segurança da equipe como um todo. Alguns exemplos de “EPC” são: sinalização de segurança, corrimão de escadas e tapetes de isolamento elétrico.

O QUE É UM TAPETE ISOLANTE ELÉTRICO

Cada tipo de profissão tem um “EPC” que é mais importante, com o tapete de isolamento elétrico sendo o de maior relevância para profissionais que mexem com energia elétrica. Trata-se de um tipo de piso que é colocado em áreas nas quais diversos profissionais atuam e que estão sujeitas a descargas elétricas. Ele é altamente indicado para locais como cabines de força primária e secundária, subestações de energia, centros de controle de motores, dentre outros.

EXISTE APENAS UM TIPO DE TAPETE?

Não, existem diversos tipos de tapete no mercado, podendo haver opções de tapete em diferentes tipos de material, como borracha e PVC, por exemplo, pisos com cores diferentes e, principalmente, pisos com níveis de isolamento distintos. Sem dúvida, ao comprar um tapete de isolamento elétrico o principal fator a se considerar é a capacidade de isolamento elétrico do mesmo, sendo preciso escolher um piso que tenham capacidade de isolamento compatível com o tipo de corrente presente no local em que ele será instalado – de nada adianta, por exemplo, instalar um tapete de nível 1, que é capaz de aguentar no máximo 10 mil volts, em uma área exposta a correntes de 40 mil volts. Por conta disso, os pisos estão disponíveis em 5 níveis de isolamento elétrico, suportando correntes que vão de 5 mil volts (nível 1) a 40 mil volts (nível 5).

COMO SABER SE UM PISO É SEGURO?

Cada metro do tapete de isolamento elétrico vendido no Brasil é submetido a um teste de rigidez dielétrica. Caso aprovado, recebe uma etiqueta de conformidade que demonstra que o mesmo está em conformidade com as normas estabelecidas pela NR-10. Na dúvida, no entanto, nunca deixe de procurar o auxílio de uma empresa idônea, que já esteja estabelecida no mercado, como a Elasta, por exemplo, que fornece produtos de qualidade para empresas dos mais diferentes portes e perfis desde 2002. Entre em contato conosco e fale com um de nossos profissionais, eles terão grande prazer em tirar todas as suas dúvidas a respeito dos tapetes isolantes elétricos e ver qual produto melhor atende as suas necessidades.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *