Postura incorreta vai além da questão estética. Principalmente, uma boa postura está ligada à saúde e evita dores na região lombar, costas, ombros e pescoço. Melhorar a postura também evita fadiga e hérnia de disco. Uma postura incorreta pode ser uma questão genética ou mesmo acontecer por descuido no dia a dia.
Além de evitar dores nas costas, problema mais comum da má postura, uma postura correta também melhora a digestão, oxigena melhor o corpo e diminui a probabilidade de lesões. Entretanto, é possível melhorar a postura com alguns exercícios, promovendo maior saúde física, mental, qualidade de vida e bem-estar.
Melhores exercícios para melhorar a postura corporal
Pilates
Exercícios de pilates são bons aliados para quem deseja melhorar a postura, já que trabalha toda a estrutura do corpo e faz com que a coluna fique mais forte e flexível. Ele tonifica os músculos e fortalece a região do diafragma, dando mais espaço para os pulmões. Ou seja, aumenta a capacidade de respiração do corpo e o oxigena melhor.
Além disso, ao fortalecer os músculos das costas, o corpo fica com melhor sustentação e em postura ereta. Além de melhorar a postura, o pilates também ajuda a alinhar os pés, os joelhos e as pernas.
Yoga
A prática de yoga é outra forma famosa e eficaz para melhorar a postura. Os alongamentos focam em equilíbrio e alinham o corpo, fazendo uso de técnicas de respiração. Dessa forma, o yoga cria consciência corporal. Ao trabalhar, é comum ficar durante muito tempo numa mesma posição e, com isso, enrijecer os músculos involuntariamente.
Com exercícios dessa prática, é possível aliviar a tensão e relaxar os músculos e articulações. Yoga também permite a diminuição de dores nas costas e alinhamento do corpo. Além disso, melhora a flexibilidade e diminui o estresse.
Alongamento
Tanto o pilates quanto o yoga possuem exercícios de alongamentos. Mas eles também podem ser feitos sem seguir os princípios das duas modalidades e serem adaptados para a sua realidade e tempo no dia a dia. Ou seja, é possível fazer alongamento até mesmo enquanto está no ambiente de trabalho.
Além de melhorar a postura, os alongamentos permitem a melhora da flexibilidade, descompressão de músculos e articulações e alinhamento de todo o corpo.
Três exercícios para melhorar a postura
Abertura do peito:
Esse exercício pode ser melhor aproveitado com auxílio de um bastão ou cabo de vassoura. Basta colocar o cabo de vassoura ou bastão entre os dois braços e costas e permanecer na posição por alguns minutos. Se não puder realizar o alongamento com um acessório, também é possível fazê-lo forçando os ombros para trás e para baixo, com a intenção de “abrir” o peito.
Alongamento na parede:
Quem tem os “ombros para frente” pode, mesmo durante a jornada de trabalho, fazer o alongamento de costas para uma parede, em pé. Se os ombros ficarem distantes da parede, a intenção deve ser aproximá-los ao máximo dela. Fique com toda a extensão das costas apoiadas contra a parede, assim como o ombro. Fique na posição por alguns minutos.
Alongamento contra a parede:
Por fim, um outro alongamento pode ser feito também em frente a uma parede. Estique um dos braços horizontalmente, com a palma da mão contra a parede. Faça um pouco de pressão virando o corpo na direção contrária do braço que está esticado e permaneça na posição durante alguns segundos. Repita com o outro braço.
Além de alongamentos, um bom tapete ergonômico ajuda a diminuir e amortecer os impactos na coluna durante o trabalho e protege as articulações. Eles são boas soluções para amenizar o esforço dos trabalhadores e ajudar na distribuição do peso corporal corretamente, evitando compensação e a probabilidade de problemas na postura.
Gostou das dicas? Então navegue em nosso blog para conhecer outros conteúdos interessantes!