Se você for uma pessoa observadora, provavelmente já deve ter notado que a grama sintética faz parte não apenas de parquinho de crianças, mas também de decoração. Atualmente, ela é usada até em parede, como revestimento. Contudo, quando ela é só para fins de embelezamento, é comumente chamada de grama artificial.
Claro que toda grama sintética é artificial, mas ao comprar, você vai encontrar diferenças entre a grama chamada de sintética e a denominada como artificial. Isso acontece porque a sintética deve ser mais estável e resistente. Já a decorativa, chamada de artificial, não precisa de tanta perfeição e resistência. Dessa forma, pode ser feita de um material inferior.
Grama sintética para esportes e playgrounds
Imagine pessoas correndo, caindo e chutando uma bola sobre a grama sintética. Imaginou? Então provavelmente já concluiu que para suportar tudo isso ela precisa ser muito resistente, não é? O material tem que passar por um crivo de qualidade, para ter a certeza de que o material suportará todo o atrito ao qual será exposto.
Vale lembrar que além de campos de futebol, a grama sintética também é usada em playgrounds. Muitas vezes, ela é escolhida por apresentar as seguintes vantagens:
- Não forma lama;
- É facilmente limpa, o que minimiza as chances da transmissão de vírus e bactérias;
- Durável;
- Sem a necessidade de controle de pragas, como acontece com a natural;
- Permanece com a aparência bonita;
- Não precisa de irrigação.
Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de usar a grama sintética é que ela, sozinha, não absorve impacto. Assim, pode ser interessante, por exemplo, em um quarto de brinquedos, para forrar o chão. Contudo, quando usada para playground, é indicado instalá-la sobre uma placa emborrachada especial de E.V.A. Assim, a beleza e o encanto da grama sintética serão mantidos, associados ao amortecimento oferecido pela placa de EVA. Dessa forma, esse piso será capaz de proporcionar:
- Proteção às crianças e amortecimento de impacto;
- Beleza ao ambiente;
- Economia de manutenção;
- Facilidade de higienização.
Grama sintética para paisagismo ou grama artificial
Quando usada para paisagismo, a grama artificial não precisa passar por tantos testes e normas de segurança, com a usada para pisos infantis. Ela tem a função decorativa e é colocada como:
- Tapete na sala de jantar;
- Revestimento de parede na área externa;
- Decoração de perto da piscina, entre outros.
Dessa forma, ela pode ser mais simples e menos densas. Afinal, só precisa ter aspecto decorativo e não requer grande resistência.
Assim, se for comprar grama sintética e notar que ela é indicada apenas para paisagismo, não a utilize em playgrounds.
A Elasta tem as melhores gramas sintéticas. Confira!