Um acidente de trabalho pode ser causado por diversos fatores e de diferentes maneiras. Desde acidentes simples, como escorregões ou quedas, até choques elétricos e cortes com ferramentas.
O importante, para todos os casos, é estar ciente dos riscos e portar os equipamentos de proteção adequados. Para escorregões e quedas originados por pisos escorregadios e molhados, pode-se usar os pisos de proteção, como os tapetes de borracha antiderrapantes. Para choques elétricos, o estrado isolante elétrico é o mais adequado. Já para os demais acidentes, portar os equipamentos de proteção individual, como luvas e sapatos, é a melhor solução.
Mas não é só disso que é feita a proteção no trabalho. Alguma sações e medidas destinadas à proteção dependem, diretamente, do tipo de atividade exercida pelo trabalhador, do seu ambiente de trabalho e das tecnologias e técnicas usadas. Além disso:
- deixe o local de trabalho o mais confortável possível;
- cuide para que todas as regras de utilização e comportamento, durante o trabalho, sejam cumpridas;
- não esqueça que a organização facilita o trabalho e reduz os acidentes. Portanto, não deixe objetos mal arrumados ou fora dos seus lugares;
- Conheça quais os riscos que o seu trabalho apresenta e saiba quais medidas você pode tomar para se prevenir deles;
- Se preocupe em manter-se atualizado com cursos e novidades a cerca da sua área de atuação, que envolvam a segurança no trabalho.
Prevenir, tanto para empregado, quanto para empregador, é a melhor maneira de evitar que acidentes aconteçam!