A maior parte dos estudiosos concorda: a melhor forma de unir um grupo de pessoas é introduzir um inimigo em comum.
Por esse motivo muitos funcionários acabam se aproximando por discordar das práticas da gerência; independente das diferenças que eles tem entre si, todos acabam se incomodando com algo perpetrado pela diretoria; a partir disso, percebem que tem muito em comum e torna-se mais fácil relacionar-se.
Tal crítica e incômodo com a gerência é, na maior parte dos casos, pueril; piadas simples e frívolas, que são utilizadas apenas para fins de descontração.
Ainda assim, o ideal é que os funcionários unam-se por outro motivo.
Por mais natural que seja ter certo nível de “birra” com a diretoria da empresa, se isso cresce demais, pode deixar de ser algo saudável; em determinado ponto o funcionário pode sentir-se verdadeiramente insatisfeito; nesse ponto, o que começou como piada transforma-se em algo sério e grave.
Justamente por isso um número cada vez maior de empresas tem apostado no esporte como ferramenta de união – essa é, afinal, uma excelente forma de agradar os funcionários, proporcionar relaxamento no ambiente de trabalho e, claro, fazer com que eles tenham outros motivos para se unir que não as críticas à diretoria.
ESPORTE COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAÇÃO
A maior parte dos esportes praticados no Brasil é, essencialmente, social; futebol, basquete, vôlei, handebol e demais esportes correlatos exigem grande nível de interação por parte dos jogadores para ocorrer.
Para vencer, então, é preciso não apenas interação, mas também cooperação.
Logo, a prática esportiva é excelente para reforçar o espírito de trabalho em equipe em uma empresa; se você unir determinadas pessoas e incentivá-las a trabalhar junto em prol de um objetivo em comum, como por exemplo a conquista de um título ou prêmio, é provável que veja os frutos de tal interação refletidos na capacidade da equipe em questão realizar seu trabalho de forma coesa.
COMO INTRODUZIR O ESPORTE EM MINHA EMPRESA?
Se você deseja que os funcionários de sua empresa pratiquem esporte, comece proporcionando uma área específica para a prática do mesmo.
O ideal é que você veja um espaço vago ou pouco utilizado de sua edificação e construa um espaço poliesportivo ali.
Antes que você leia a expressão “espaço poliesportivo” e se desespere, achando que isso necessariamente irá resultar em grande volume de gastos, saiba que é possível desenvolver esse tipo de área sem acabar com o orçamento de sua empresa.
Entrando em contato com uma empresa como a Elasta, por exemplo, verá que no mercado é possível encontrar uma pletora de opções para prática esportiva.
Se você deseja construir uma quadra poliesportiva completa, que ficará em uma área dedicada, poderá optar por diferentes tipos de piso, como o asfáltico e o de concreto, que são rápidos de instalar e possuem baixo custo; os modulares de plástico, que são feitos de polipropileno e podem ser movidos com facilidade e até mesmo o de madeira, que é um dos mais tradicionais que existem.
Se, contudo, seu objetivo é ter mobilidade, poderá optar pelos pisos de EVA, que são excelente para a prática de atividades como ioga, dança, lutas, alongamento, dentre uma série de outras coisas.
Há, ainda, outras opções, como por exemplo a grama sintética, o piso para pista de caminhada, dentre diversos outros.
Caso você tenha se empolgado com a ideia de introduzir o esporte em sua empresa como forma de sociabilização, portanto, o ideal é que você entre em contato com a Elasta, que tem mais de 15 anos de experiência nesse ramo, e veja qual é a melhor solução para a sua necessidade.