No Brasil, em média, sete pessoas morrem diariamente devido a um acidente de trabalho, sendo os setores mais atingidos os de serviços, comércio e reparação de veículos automotores, saúde e serviços sociais e construção civil. Mas o que causa esses acidentes? Existe um culpado?
É importe deixar claro que acidentes de trabalho envolvem pessoas (funcionários) e tempo, pois, dependendo da gravidade da situação, o funcionário pode ficar afastado, e suas consequências estão sempre voltadas ao prejuízo. Em muitos casos, o trabalhador pode ter perda ou redução de rendimento, o que afeta a produção e os lucros. É por isso que empregador e empregado devem trabalhar em conjunto para evita-los.
Para especialistas, é possível que os trabalhadores cometam erros, durante a jornada de trabalho, levando a danos morais e materiais, mas também é necessário avaliar se o empregador garantiu treinamento e equipamentos de segurança específicos, requerimentos essenciais para garantir a salubridade dos colaboradores.
Os acidentes de trabalho podem acontecer devido à:
- Atos inseguros – caracterizados por comportamentos indevidos dos próprios funcionários, como o não uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), negligência, falta de conscientização, falta de habilidade para exercer a atividade, entre outros;
- Ambiente de trabalho inseguro – caracterizado pela deficiência ou má distribuição do local onde as atividades são exercidas, como, por exemplo, iluminação deficiente ou mal distribuída, calor intenso;
- Condições inseguras – caracterizadas por irregularidades que constituem risco à integridade do trabalhador e são de responsabilidade do empregador, como a falta de EPI, equipamentos com defeito, áreas insuficientes, pisos fracos e irregulares, entre outros.
Por isso, não espere que o pior aconteça. Providencie condições ideais de trabalho para seus colaboradores, aplique o treinamento e supervisão necessários, e, dessa forma, garanta qualidade e segurança no ambiente de trabalho.
Não deixe essa culpa recair sobre você!