Estrado de Borracha
O Estrado de Borracha é consagrado piso de segurança e conforto. Sua aplicação visa proteger simultaneamente: pessoas, objetos e piso original. Além de isolante elétrico, térmico e acústico, a borracha é matéria que reúne virtudes únicas de proteção contra impacto e escorregamento; prevenindo acidentes ou atenuando suas consequências. O Estrado de Borracha é, ao mesmo tempo, robusto e macio. Sua constituição e formato proporcionam conforto ao usuário, absorvendo o impacto de seu peso corporal e isolando-o da frieza e umidade do solo.
A crescente aceitação do Estrado de Borracha deve-se também a praticidade: sua adoção não implica em substituição do piso original. Não requer ainda colagem e pode ser facilmente instalado – no máximo, com auxílio de um estilete para ajustes pontuais. Consequentemente, permite remoções para limpeza, alocação para outros espaços ou intervenção no piso original.
Aplicações do Estrado de Borracha
A instalação do Estrado de Borracha pode ser localizada – formato de plataforma em lugares críticos – ou estendida a todo o ambiente. Porém sua aplicação está sempre ligada a necessidade de proteção e conforto em áreas tão variadas como:
- Vestiário – box de banho e corredores.
- Frente de máquina – posto de trabalho e apoio de peças em processo.
- Cabine de força – cabine primária, cabine secundária e subestações.
- Restaurante – cozinha, copa e bar.
- Transporte – carga viva e materiais frágeis.
- Armazenamento – câmara fria e estoque de produtos acabados.
5 fatos que você deve saber sobre Estrados de Borracha:
1) Qual a importância do uso de estrado?
A ideia de utilização de estrado é isolar pessoas ou produtos de contato indesejado com o piso. Os primeiros estrados foram construídos de madeira para uso em ambientes molhados, visando proteger a saúde e proporcionar conforto a trabalhadores sujeitos a condições de umidade e frieza do piso. A mesma solução foi aplicada para preservar alimentos e demais produtos perecíveis da degradação rápida ou contaminação em contato direto com o solo. O vão entre as ripas de madeira beneficiam a ventilação e inibem o surgimento de fungos.
2) Por que Estrado de Borracha?
O estrado convencional de madeira apresenta inconvenientes típicos do material como: rápida degradação, emprego de pregos ou parafusos que oxidam facilmente, higienização comprometida e perigo de acidentes sérios em caso de quebra ou rachaduras do produto. O Estrado de Borracha com furos veio solucionar todos estes problemas e ainda proporcionar conforto ao usuário. Flexibilidade e maciez, típicas da arquitetura e material do Estrado de Borracha, oferecem interessante efeito antifadiga a usuários submentidos a longos períodos de trabalho de pé.
3) O preço do Estrado de Borracha não é um inconveniente quando comparado com o estrado de madeira?
De fato, o preço do Estrado de Borracha é relativamente maior, mas as vantagens superam em muito seu custo. Quando se considera a relação custo/benefício, o Estrado de Borracha supera a alternativa de madeira em durabilidade, segurança, higiene e conforto. Some-se a estas vantagens a facilidade de recorte e adaptação a geometria do local de instalação.
4) Qual a vida útil de um Estrado de Borracha?
O Estrado de Borracha é naturalmente robusto. Necessita permanecer firme no chão, porque não é fixado, e resistir a trabalho pesado de toda ordem –tem capacidade de carga de 6 toneladas/m². Assim, sua vida útil é muito longa – média de 12 anos sob condições fisicamente adversas. Quando aplicado como piso para tráfego de pessoas sua vida é virtualmente ilimitada.
5) Como é resolvida a questão do custo da matéria prima de um Estrado de Borracha?
O Estrado de Borracha é produzido com grânulos de pneus inservíveis que, de outra forma, seriam descartados no meio ambiente, com os conhecidos e terríveis danos à natureza e a saúde pública.
O custo de material consequentemente é baixo e seu beneficiamento vem caindo drasticamente com o rápido desenvolvimento da indústria recicladora. Portanto, além de tudo, o Estrado de Borracha é um produto ecologicamente correto e sua difusão contribui para a sustentabilidade da vida.