Acidentes envolvendo choques elétricos são, sem dúvida, temidos em qualquer tipo de ambiente e circunstância. Afinal de contas, uma descarga elétrica pode fazer vítimas fatais em poucos segundos!
Dessa maneira, garantir que todas as pessoas que transitam pelo local estejam protegidas é fundamental.
Mas quais serão os cuidados que devem ser tomados para prevenir, especificamente, os choques elétricos no espaço laboral?
Neste post, você vai descobrir 5 estratégias que devem ser adotadas por empregados e empregadores que desenvolvem trabalhos em instalações e serviços em eletricidade.
Confira!
Quais são as principais causas de Choques Elétricos?
Embora os choques elétricos possam ter as mais diversas causas, é possível listar algumas das mais comuns:
Veja a seguir:
- Fios desencapados;
- Ligações clandestinas;
- Sobrecarga de energia;
- Raios (chuvas);
- Instalações mal feitas;
- Uso incorreto de equipamentos;
- Ausência de EPIs e EPCs isolantes;
- Materiais de má qualidade.
Como os Choques Elétricos podem ser evitados?
Agora que você já sabe quais são as maiores causas de choques elétricos, certamente, fica mais fácil evitá-los, certo?
Para tanto, acompanhe, abaixo, 5 dicas importantes:
1. Não sobrecarregar instalações elétricas
O hábito de ligar vários equipamentos na mesma tomada, normalmente adquirido em casa, infelizmente é levado para o ambiente de trabalho.
Com isso, é comum nos depararmos com profissionais que sobrecarregam a instalação elétrica, podendo causar um grave curto-circuito e, até mesmo, incêndios, além, é claro, dos choques.
Logo, esta atitude deve ser evitada!
2. Não usar aparelhos eletrônicos perto de áreas molhadas
Outro erro muito comum responsável por causar choques elétricos é usar dispositivos eletrônicos próximo a áreas molhadas.
Caso a ferramenta utilizada tenha um fio desencapado, por exemplo, que entre em contato com a água, uma pane elétrica pode ocorrer, danificando o aparelho e, pior, causando um grave acidente.
3. Use organizadores elétricos
Mais uma dica que deve ser considerada em empresas que visam mitigar os riscos de choques elétricos é a adoção de organizadores elétricos.
Os acessórios são fundamentais para manter o local sem emaranhados de fios e cabos espalhados, os quais acabam prejudicando a condução da eletricidade e causando transtornos diversos.
4. Cuidado com vítimas de choques elétricos
Caso um choque elétrico já esteja acontecendo, também é essencial saber como lidar com a situação, a fim de evitar novas vítimas.
Apesar da situação realmente exigir agilidade, é preciso, primeiramente, manter a calma e nunca tocar diretamente na pessoa que estiver sofrendo o choque.
O recomendado é afastá-la do agente causador do choque elétrico usando materiais não condutores, como borracha ou madeira.
5. Utilize tapetes isolantes
Por fim, quando o assunto é evitar acidentes elétricos, não podemos deixar de citar a importância de usar equipamentos de proteção como os tapetes isolantes.
Feitos de material resistente e com alto nível de isolação (atingindo até 70 mil volts), os revestimentos são ideais para locais onde há grande possibilidade de haver uma descarga elétrica.
Elasta | Trabalhe com conforto e segurança
Como vimos, quando a intenção é garantir a segurança dos colaboradores, não dá para abrir mão de adotar um tapete isolante elétrico.
Todavia, é necessário ter cautela na escolha do acessório e optar por um fabricante especializado no produto. Caso contrário, a funcionalidade do revestimento pode não ser exatamente a esperada.
Portanto, se você não quer errar na hora de tomar essa decisão, conheça o tapete isolante da Elasta, a marca mais experiente do mercado e que é sinônimo de qualidade!