Quem pratica algum tipo de esporte sabe a importância que um local adequado faz no seu rendimento e na sua segurança. Porém, quais serão os cuidados que devem ser tomados com os pisos esportivos para garantir tais benefícios ao atleta?
Afinal de contas, de nada adianta o esportista recorrer a uma quadra, teoricamente esportiva, se o revestimento da área não for adequado. Seria o mesmo, por exemplo, do que praticar uma atividade na rua, sobre o asfalto, sem preparo algum.
Portanto, a fim de evitar situações como essas, que podem comprometer tanto a performance do atleta, quanto sua integridade física, no post de hoje vamos mostrar o que merece atenção na hora de preservar a funcionalidade de um piso esportivo.
Confira!
Quais cuidados tomar com os Pisos Esportivos?
De modo geral, alguns cuidados que devem ser tomados com o revestimento esportivo são:
- Utilizar calçados com solado flexível sobre ele;
- Evitar usar objetos pontiagudos ou equipamentos com cargas concentradas;
- Não realizar atividades que não sejam da modalidade;
- Não plantar gramados perto da quadra, pois as raízes podem penetrar no piso.
No entanto, ainda existem cuidados mais específicos, como:
1. Evitar o acúmulo de água
Caso perceba que após uma chuva, por exemplo, o piso acumulou água, seque a superfície o mais rápido possível.
Isso porque, algum atleta pode acabar escorregando e, além disso, deixar a água secar naturalmente pode prejudicar o material do revestimento e favorecer a proliferação de bactérias.
2. Não esperar para fazer reparos
Outro cuidado muito importante que deve ser priorizado diz respeito à manutenção. Não deixe os reparos, por menores que sejam, para depois.
Seja um encaixe mal feito, um buraco ou qualquer imperfeição na estrutura, busque realizar o conserto imediatamente, a fim de evitar que o problema tome maiores proporções ou cause acidentes.
3. Saber a hora certa de reformar
Ainda sobre manutenção, porém, num cenário um pouco mais evoluído, é imprescindível entender exatamente quando os pisos esportivos precisam ser substituídos.
Se a presença de rachaduras e trincas for identificada ou se a pintura estiver descascando, por exemplo, é necessário realizar uma reforma, não só uma manutenção simples.
4. Focar na limpeza de qualidade
Para terminar, pode parecer besteira, mas acredite: a vida útil de muitos pisos esportivos é reduzida devido à falta de limpeza ou à higienização realizada de maneira incorreta.
Logo, é fundamental ficar atento a isso e garantir que o processo seja feito diariamente e que os produtos certos sejam usados. Ou seja, água e sabão neutro, apenas.
Afinal, a superfície é exposta a diversos tipos de sujeira, mesmo que o fluxo de atletas não seja tão intenso.
Além disso, tenha quadras que ficam perto de parques ou que outros locais que favoreçam o contato com alimentos ou bebidas, precisa de cuidado redobrado!
Elasta | Referência em Pisos Esportivos
Diante dos constantes avanços tecnológicos, os modelos de revestimentos e os materiais usados na sua fabricação evoluem.
Por outro lado, o mercado também acaba oferecendo opções inferiores, de qualidade duvidosa e que não garantem as propriedades que os pisos esportivos realmente devem apresentar.
De tal modo, se você não quer cair nessa armadilha, escolha uma marca confiável, experiente e que seja referência na fabricação e na comercialização de revestimentos.
Conheça a Elasta, a empresa que mais entende do assunto e garante a qualidade da sua quadra!