Se você não ouviu falar ou tem alguma dúvida sobre a Norma NR-17, chegou a hora de obter todas as informações relevantes sobre o tema que se faz cada dia mais urgente nos ambientes de trabalho.
Afinal, a Norma Regulamentadora (NR) nº 17 é um documento que traz as orientações e procedimentos a serem desenvolvidos no ambiente laboral para promover as devidas condições ergonômicas aos colaboradores.
Criada em 1978 com o propósito de estabelecer regras para que os empregados pudessem ter mais qualidade de vida e segurança nas empresas, a NR estabelece pontos que devem ser conhecidos por empregados e empregadores.
Acompanhe este conteúdo na íntegra para saber mais!
O que é uma Norma Regulamentadora?
Uma Norma Regulamentadora — também chamada de NR — é um conjunto de exigências, métodos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho.
A partir de estudos realizados sobre determinada área ou atividade, são identificados os principais riscos. Na sequência, são criadas regras capazes de garantir a integridade física e mental dos trabalhadores envolvidos na função.
Vale ressaltar que empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem seguir, obrigatoriamente, as determinações das NRs.
Quais são as diretrizes da Norma NR-17?
Basicamente, as diretrizes da NR-17, chamada de Norma da Ergonomia, são divididas em três grandes grupos ou especializações: aspectos físicos, aspectos cognitivos e aspectos organizacionais.
Aspectos Físicos
As especializações físicas da Norma NR-17 dizem respeito à postura, movimentos repetitivos, lesões musculares, demandas de trabalho, segurança e saúde.
Aspectos Cognitivos
Por sua vez, a especialização cognitiva da NR-17 fala sobre a compreensão da carga mental de trabalho e interação homem-computador.
Aspectos Organizacionais
Quanto à parte organizacional da Norma NR-17, ela descreve aspectos da otimização da estrutura, das políticas e dos processos, dizendo respeito também às diretrizes sobre trabalho em turnos, trabalho em equipe, motivação, supervisão, trabalho à distância, gestão de qualidade e ética.
O que estabelece, afinal, a NR-17?
Cada diretriz acima mencionada traz especificações que as empresas devem seguir para atender devidamente à Norma NR-17.
Dentre as diretrizes que devem ser seguidas há, principalmente, as seguintes indicações: levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliário; equipamentos; condições ambientais de trabalho e organização.
Assim, a Norma NR-17 especifica claramente:
- O peso máximo permitido para que um trabalhador levante nas cargas e descargas de produtos;
- A especificação de tamanho, peso, altura de mesas, cadeiras e diversos outros móveis do ambiente de trabalho nas empresas;
- As características técnicas de equipamentos como teclados e monitores;
- Os níveis de ruído, temperatura, umidade relativa;
- As normas de produção relacionadas ao tempo em que determinado serviço deve ser feito e o número de pessoas que devem atuar nessa produção.
Por que atender às exigências da NR-17?
A partir do atendimento de todas as regras acima detalhadas, a empresa estará de acordo com a norma NR-17 e, assim, poderá assegurar a qualidade e a segurança no trabalho de seus funcionários.
Logo, para que a sua empresa esteja de acordo com o que estabelece a lei, é fundamental conhecer todos os detalhes das normas e, mais do que isso, atendê-las.
Afinal, somente assim a qualidade de vida dos seus colaboradores e a integridade do seu negócio estarão garantidas!