Muito popular no universo das reformas e da decoração, o piso de PVC tem se consolidado como uma opção versátil e eficiente.
Além de reunir características ideais a diversos tipos de ambientes, o revestimento apresenta um excelente custo-benefício.
Portanto, se você quer conhecer todas as vantagens proporcionadas pelo piso, acompanhe este conteúdo até o final!
O que é piso de PVC?
Amplamente utilizado na construção de Brasília, o piso de PVC ganhou destaque nos anos 60. Em pouco tempo, se tornou um dos revestimentos mais visados pela arquitetura.
Embora seja chamado de piso vinílico, o piso de PVC é um material mais nobre, possui alta resistência, é sustentável, durável e fabricado a partir de camadas 100% PVC.
O piso vinílico, por sua vez, apresenta algumas diferenças!
Piso de PVC é a mesma coisa que Piso Vinílico?
Ainda que o piso vinílico também leve PVC em sua composição, o revestimento tem origem através de um processo de extrusão. Isso significa que o material usa como base uma “massa” contendo outros componentes.
Geralmente, o vinílico conta com 70% de PVC e 30% de outros minerais.
Enquanto isso, o de PVC é produzido exclusivamente com essa matéria-prima e conta com maior controle de qualidade. Consequentemente, se trata de um piso menos poroso, mais durável e “puro”.
Onde o piso de PVC pode ser instalado?
Bem como foi mencionado, o piso apresenta ótima performance, pois é durável e resistente. Porém, o revestimento deve ser instalado, preferencialmente, em ambientes internos e cobertos, como:
- Salas;
- Quartos;
- Banheiros;
- Cozinhas;
- Áreas de lazer.
Vale ressaltar que existem linhas especiais do piso que atendem a condições específicas, como baixa absorção de umidade e facilidade de limpeza.
Quais são as vantagens e desvantagens do piso de PVC?
Apesar do piso de PVC contar com inúmeras qualidades, alguns aspectos do material podem não ser adequados ao seu projeto. Portanto, confira a seguir as vantagens e desvantagens do produto:
Vantagens
- Conforto termoacústico: equilibra a temperatura interna e absorve os sons, evitando a propagação de ecos;
- Fácil manutenção: não acumula poeira e a limpeza é prática, sendo ideal para locais onde há a presença de pessoas alérgicas, crianças e animais;
- Versatilidade: o material está disponível no mercado em várias cores e modelos, atendendo a diferentes demandas. Algumas opções imitam pedras naturais, madeira, mármore, etc.;
- Praticidade na instalação: os revestimentos contam com técnicas que usam cola, clique (encaixe) ou já são adesivados. Assim, não é preciso quebradeira, como com pisos convencionais;
- Ótimo custo-benefício: preços acessíveis.
Desvantagens
- Falta de compatibilidade: alguns materiais podem deixar o PVC “rugoso”, como é o caso da madeira tradicional. Por isso, a base deve ser lisa, nivelada e revestida antes de receber as peças;
- Exige mão-de-obra especializada: a instalação é simples, desde que o profissional tenha técnica e domínio sobre o produto;
- Durabilidade relativa: apesar da alta durabilidade (cerca de 15 anos), o PVC ainda dura menos do que o porcelanato, por exemplo;
- Restrição de áreas: deve ser evitado em ambientes externos devido à exposição ao sol e à chuva;
Resumidamente, o piso de PVC é uma excelente alternativa, tendo em vista seu acabamento sofisticado e sua funcionalidade.
Entretanto, tudo dependerá das exigências do seu projeto.
Portanto, em caso de dúvidas, não hesite e conte com a expertise Elasta!