Quem trabalha em uma indústria sabe bem que há áreas ou atividades que podem ser perigosas, quando não há cuidado ou quando a proteção não é feita adequadamente. Assim, para evitar acidentes há protocolos que devem ser cuidadosamente seguidos. Um deles é o uso de tapetes de segurança.
Eles são usados para garantir que as máquinas parem de funcionar quando uma pessoa se aproxima. E isso se faz necessário, em diversos casos, para evitar acidentes. Afinal, há maquinários que são muito perigosos e podem até levar uma pessoa a óbito, quando usados incorretamente.
Por isso, se for preciso fazer uma manutenção ou ajuste qualquer, eles devem ser desligados antes. Para isso, é possível fazer o desligamento manual do equipamento. No entanto, para ter a certeza de que o local estará sempre seguro, uma alternativa interessante é o uso do tapete de segurança.
Em suma, ele aciona o desligamento da máquina automaticamente, assim que sente que há a presença de alguém. Veja como funciona e os cuidados para fazer a manutenção do tapete de segurança corretamente.
Onde os tapetes de segurança são usados?
Esse tapete pode ser aplicado em qualquer espaço que tenha uma máquina funcionando e que essa máquina possa colocar em risco a vida ou a integridade dela. É o caso, por exemplo, de:
• áreas e superfícies perigosas de máquinas de processamento de madeira;
• guilhotinas ou puncionadeiras;
• perto de mesas elevadoras de tesoura;
• ao redor de prensas de estampagem, entre outros.
Como funcionam os tapetes de segurança?
Uma vez que sejam corretamente instalados, os tapetes de segurança usam um dispositivo que detecta a presença de pessoas. Isso é possível porque, ao pisar no equipamento de proteção coletiva, o indivíduo gera uma pressão sobre o tapete.
Uma vez que essa pressão é percebida, ele automaticamente interrompe o movimento perigoso da máquina. Para isso, está diretamente conectado a ela.
Mas claro que em um ambiente industrial há inúmeras máquinas que podem ser perigosas, não é? Por isso, para garantir que todas elas parem quando uma pessoa chegar perto, é possível colocar vários tapetes de segurança e interligá-los. Assim, a “mensagem” entre eles é mais rápida e o desligamento das máquinas também torna-se mais ágil.
Para que isso seja possível, há vários tamanhos de tapetes de segurança. Em alguns casos, quando necessário, é possível até solicitar formas especiais para que o local fique coberto e bem protegido.
Conservação dos tapetes de segurança
Tudo começa na hora de instalar os tapetes de segurança. É preciso ter cuidados e atenção, para que o dispositivo realmente funcione. Para isso, é indicado que o procedimento seja feito ṕr um profissional especializado.
Em suma, o ambiente deve estar seco e limpo. Além disso, os cabos precisam ficar bem protegidos Isso evitará danos, garantirá o melhor funcionamento e aumentará a vida útil do equipamento de proteção coletiva.
Os tapetes de segurança não podem ser colados e devem ser posicionados com a chapa de base para baixo. Outro ponto importante é que ele não deve ser curvado nem dobrado. E, ao mesmo tempo, é necessário fazer a ligação elétrica com cuidado.
Para garantir o perfeito funcionamento, é preciso fazer testes funcionais e visuais regularmente Caso haja qualquer dano em sua estrutura, é necessário realizar os ajustes imediatamente, para evitar os riscos.
Quer instalar esse EPC em sua indústria? Para mais informações sobre os tapetes de segurança da Elasta clique aqui.