Os materiais podem ser divididos em condutores e isolantes elétricos. Um exemplo de material condutor, que é frequentemente usado, é o cabo de aço. No entanto, hoje você focar apenas nos que são isolantes elétricos, que podem ser usados para evitar acidentes em casa e nas empresas.
São vários tipos de materiais isolantes elétricos e cada um deles é direcionado para aplicações específicas. São usados com frequência, por exemplo, para proteger eletricamente materiais condutores, proteger a fiação elétrica e, claro, evitar que as pessoas ao redor se acidentem ou sofram uma descarga elétrica.
Exemplos de materiais isolantes elétricos
Alguns dos isolantes elétricos mais usados e comuns são: cerâmica, borracha, nylon e vidro. mas afinal, o que os faz ser considerado um isolante?
Entende-se por isolante elétrico aquele material que interrompe as descargas elétricas, ou seja, que não permite que ela se movimente livremente. A carga de tensão elétrica que cada um desses materiais suporta varia muito de acordo com a espessura, tipo, entre outros.
É por isso que, quando você vai adquirir tapete de borracha para colocar no piso da empresa, perto de áreas com risco de grande descarga elétrica, não pode comprar um tapete de borracha qualquer.
É necessário escolher um que esteja de acordo com o ambiente e tenha sido feito especificamente para aquele tipo de situação. Isso garantirá que a borracha usada, se corretamente instalada, suporte a possível descarga e proteja a equipe, caso um acidente elétrico ocorra.
Essa diferença pode ser facilmente visualizada no ambiente doméstico. Se você parar para observar um micro-ondas, por exemplo, vai notar que o fio de borracha, que permite que a corrente elétrica passe da tomada até o equipamento, é bem mais grosso do que o fio da televisão, por exemplo.
Isso acontece porque a tensão necessária para que o micro-ondas funcione é maior. Assim, a borracha é mais grossa para garantir que a corrente elétrica passe, sem que ela se dissipe pelo meio ou cause qualquer acidente doméstico.
Outro exemplo interessante é o das ferramentas elétricas. Enquanto quase toda a ferramenta é feita de plástico, o cabo, onde a pessoa segura a ferramenta, é fabricado com borracha resistente.
Isso dará mais segurança no manuseio e impedirá que o usuário sofra uma descarga elétrica enquanto trabalha. Ambos são isolantes elétricos, mas cada um com suas utilidades e limitações, quando bem aplicados, dão conforto e segurança para a pessoa.
Viu a importância dos material isolante elétrico? Na Elasta temos pisos para essa finalidade. Entre em contato e deixe a sua equipe segura!