O piso esportivo de madeira é o queridinho de atletas e especialistas no tema. O uso é indicado para diferentes especialidades esportivas, como basquete, squash, ginástica aeróbica, voleibol, handebol e futsal.
Tudo isso aconteceu graças ao uso de amortecedores de impacto, feitos de borracha, que foram colocados durante a construção, que fez com que o piso flutuante de madeira ganhasse espaço e passasse a ser aplicado em diversos locais, até mesmo em espaços destinados a competições.
Com o uso da borracha, ele chega a absorver 60% do impacto, dando conforto ao atleta e promovendo a segurança na prática esportiva. Além disso, por ficar um pouco suspenso do solo, não absorve a umidade. Como resultado, aumenta a durabilidade.
Especialistas aprovam o piso esportivo de madeira
Quem entende do assunto sabe o quão eficiente é o piso flutuante de madeira para a prática de esportes. Feito com réguas de madeira aliadas a camadas amortecedoras, garante a segurança na hora do jogo.
Em alguns casos, para proteger ainda mais o piso, os locais optam por cobrir a madeira com um tapete de PVC.
No geral, a madeira deve ser usada em ambiente interno e possuir dureza acima de 600 kgf/cm2. Afinal, quanto menor o índice de contração, maior a sua estabilidade.
As tábuas não devem ser muito largas, para que a umidade seja melhor trabalhada. Já longitudinalmente, deve ter o menor número de emendas possíveis, para evitar pontos frágeis.
Vantagens do piso esportivo de madeira
Claro que a madeira precisa ser resistente e estar de acordo com a lei. Quando feito com material de qualidade, o piso apresenta diversos benefícios como:
- É flexível;
- Absorve bem o impacto. Isso é essencial para a prática de esportes como vôlei e basquete, que os atletas saltam, correm e, muitas vezes, sofrem quedas;
- Oferece conforto ao usuário;
- É limpo com facilidade e seco rapidamente, com pano enxuto;
- É seguro;
- Não é muito frio, dando mais conforto na prática de modalidades que, por ventura, tenham contato com o solo;
- Durável, desde que seja usado na área interna e mantido limpo;
- Reduz as chances de ocorrer lesão;
- Confortável;
- Pode ser feito de diferentes tamanhos, atendendo tanto às quadras profissionais, quanto locais menores, nos quais as pessoa jogam por diversão;
- Garante uma superfície lisa para não provocar lesão;
- Tem boa aderência;
- Possui fácil manutenção.
A Elasta oferece o piso suspenso de madeira para a prática esportiva com material ecologicamente correto, reforçado e seguro. Faça um orçamento conosco!