Diariamente, milhares de pessoas lidam com energia elétrica – muitas vezes, aliás, com cargas altíssimas.
Infelizmente, no entanto, muitos locais não possuem o preparo adequado e acidentes (inclusive fatais) são comuns.
Por esse motivo, nós, da Elasta, decidimos preparar um breve texto no qual explicamos a importância do bom isolamento elétrico, assim como damos dicas de como você pode fazê-lo corretamente em sua empresa.
O QUE, EXATAMENTE, É ISOLAMENTO ELÉTRICO?
Dá-se o nome de isolamento elétrico ao processo de preparar um determinado material e/ou ambiente para que ele não conduza corrente elétrica.
Trata-se de um procedimento absolutamente comum, que precisa ser realizado em uma série de locais distintos – em certos locais ele é, inclusive, obrigatório; vide NR10 para maiores detalhes.
POR QUE MUITAS EMPRESAS ERRAM?
O isolamento elétrico pode ser feito de muitas formas, haja vista que existe no mundo uma grande quantidade de materiais dielétricos; em alguns casos, até mesmo um simples calçado de borracha é capaz de proteger o indivíduo de uma descarga elétrica.
Por esse motivo, muitas empresas apostam nos equipamentos individuais de segurança (que são mais conhecidos por sua sigla, EPI) para proteger seus funcionários.
Apesar de tal medida apresentar certo nível de eficácia, contudo, ela tem suas limitações; seja por falha humana ou erro de cálculo, quando se conta unicamente com equipamentos individuais de proteção, como luvas e calçados, por exemplo, há uma chance muito maior de que acidentes aconteçam – em especial quando se está lidando com cargas altas, já que a maior parte dos EPI’s não é capaz de suportá-las.
COMO FAZÊ-LO DE FORMA EFICIENTE?
Se você deseja ter absoluta segurança em sua empresa o ideal é investir no isolamento total do local.
Para tanto, o melhor que se pode fazer é revestir o chão do local com um tapete de proteção, como por exemplo o tapete isolante.
Caso você nunca tenha ouvido falar em tapete isolante, saiba que esse é o nome de um tipo de piso que costuma-se colocar em áreas na qual trabalha-se com energia elétrica; esse tapete costuma ser feito de um composto de borracha, sendo que a mesma é, até onde se sabe, um dos melhores isolantes que existe.
Pôde-se dizer, ainda, que os tapetes isolantes são vantajosos a medida que além de isolar, eles oferecem uma série de outras vantagens, como por exemplo:
ÓTIMA DURABILIDADE: o tapete isolante é excelente a medida que ele é extremamente resistente e durável. Logo, após instalado é provável que você não precise se preocupar com isso novamente tão cedo;
BOM CUSTO-BENEFÍCIO: quando comparada a outras medidas de isolamento, o tapete isolante apresenta melhor custo benefício; um único rolo de tapete isolante é capaz de cobrir até 20 metros de comprimento e 2 de largura (isso varia conforme a espessura);
ALTA CAPACIDADE ISOLANTE: essa é a única alternativa com altíssima capacidade de isolamento; o tapete isolante é capaz de isolar cargas de até 70 KV.
Vale ressaltar, contudo, que fazer o isolamento elétrico de uma empresa com um piso de borracha não é tão simples assim; dependendo da carga elétrica com a qual se trabalha no local, será preciso um tipo específico de piso, portanto o ideal é sempre buscar o apoio de um especialista, haja vista que apenas ele será capaz de especificar o tipo de piso ideal para cada situação.
PRECISA DE AJUDA? A ELASTA TEM A SOLUÇÃO!
A Elasta é uma empresa que está há mais de 16 anos atuando nesse mercado. Por esse motivo, é seguro dizer que se você precisa de auxílio para fazer o isolamento elétrico de sua empresa, a Elasta terá a solução.
Não deixe, portanto, de entrar em contato conosco; nosso time de colaboradores está pronto e à disposição para auxiliá-lo a encontrar a solução ideal para a sua necessidade.