Saiba como conciliar ergonomia e segurança na sua fábrica


31 de agosto de 2018
Saiba como conciliar ergonomia e segurança na sua fábrica

Ergonomia é uma palavra que qualquer dono ou gerente de uma fábrica devem ficar atentos. Afinal, ela é essencial para garantir a saúde do trabalhador, o melhor rendimento, aumentar a produtividade, evitar afastamento por lesões, entre outros problemas que podem acontecer dentro da linha de produção. Mas afinal, o que é ergonomia?

Trata-se do estudo da relação entre máquina e seres humanos, que busca dar mais segurança em sua interação e busca a evitar lesões. De uma forma simples, pode-se dizer que tudo o que é feito para oferecer ao colaborador menor impacto no trabalho, melhor condição de postura e diminuição dos riscos de lesão está ligado à ergonomia.

Importância da ergonomia e qual a relação com a segurança

Segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho,  3.879.755 acidentes foram registrados, com CAT´s e sem CAT´s, entre 2012-e 2017. No mesmo período, foram perdidos 305.299.902 dias de trabalho por afastamentos previdenciários acidentários.

Dentre os acidentes de trabalho que aconteceram nesse período, alguns deles estão classificados da seguinte forma:

  • Corte, laceração, ferida contusa, punctura: 636.411 acidentes;
  • Fratura: 529.360 acidentes;
  • Contusão, esmagamento (superfície cutânea i): 476.283 acidentes;
  • Amputação ou enucleação: 33.851 acidentes.

Como visto, são muitos os profissionais que sofrem acidentes de trabalho, seja na prestação de serviço ou no trabalho em fábricas e empresas. Quando a organização se preocupa com a ergonomia e as condições de trabalho oferecida, tende a ajudar a diminuir esse número.

Repetições do mesmo movimento, postura errada, muito peso sendo carregado, grande esforço físico estão dentre os itens que devem ser cuidadosamente observados, para que não terminem em acidente de trabalho ou doença ocupacional. A prevenção é o melhor caminho.

Dicas de como trabalhar a ergonomia em sua empresa

  • Móveis adequados: quando a pessoa trabalha muito tempo sentada, ela precisa de cadeira e mesa que se adequem ao seu tamanho. É necessário oferecer móveis que regulam a altura, o encosto, e permitam que o colaborador mantenha a postura correta;
  • Exercícios: ofereça para a equipe um programa de exercícios para prevenção de lesões. Um profissional capacitado poderá treiná-los e ensinar como prevenir a lesão, ao fazer movimentos repetitivos durante a sua ocupação;
  • Adote o tapete ergonômico: ele combate a fadiga e o cansaço em colaboradores que ficam muitas horas em pé. Escolha um material que esteja de acordo com a NR-17 – Norma Regulamentadora. O uso desse produto traz conforto para a equipe, diminui o  impacto do peso do usuário nas articulações do corpo e reduz dores nas costas e pernas.

A Elasta tem o tapete ideal para você oferecer para a sua equipe. Clique aqui e saiba mais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *