Já ouviu falar dos tapetes antifadiga? Trabalhar em pé durante o dia, embora na maioria das vezes seja um ato hábito necessário, pode ser extremamente cansativo.
Espera-se que as empresas supervisionem tal hábito, evitando, assim, que o funcionário tenha doenças ocupacionais e que não haja nenhum problema de saúde advindo de tal prática.
Projetado para ser uma solução simples para impedir que problemas apareçam a longo prazo, os tapetes ergonômicos antifadiga estão se tornando cada vez mais comuns em empresas e escritórios espalhados pelo mundo, sendo considerados uma das três melhores soluções para prevenção de acidentes no local de trabalho.
A posição em pé, quando se fica por muitas horas, concentra muito sangue nas pernas, o que pode sobrecarregar as articulações dos membros inferiores. Quando a panturrilha está contraída e muito tempo parada, irá exigir mais do coração, pois o sangue que está na panturrilha irá subir. Se pensarmos em alguém que trabalha à frente de um balcão, sem se movimentar muito, sofrerá mais e se sentirá cansada mais rapidamente do que uma pessoa que trabalha em pé mas que se movimenta durante o período de trabalho.
Veja os benefícios de aplicação do piso antifadiga:
- reduz a chance de quedas, diminuindo o risco de lesões por escorregões ou desequilíbrios;
- a quebra de vidros e outros materiais frágeis é evitada grande parte das vezes pela maciez do tapete;
- reduz as dores nas costas e o estresse de trabalhar em pé por grandes jornadas;
- melhora a produtividade, já que garante conforto;
- previne contra doenças ocupacionais futuras e cansaço extremo.
Desde 2002 trabalhando com o propósito específico de fornecer e instalar pisos de proteção para indústria, a Elasta dispõe de tapetes ergonômicos e antifadiga de alta qualidade. Os tapetes são constituídos de material flexível, de maciez dosada para absorver adequadamente o impacto do peso do usuário nas articulações do corpo. Ao neutralizar a dureza do piso, ativa a circulação sanguínea dos membros inferiores reduzindo a fadiga, dores nas pernas, tornozelos, joelhos e coluna.