Em novos empreendimentos, atualmente, a área de lazer tem um grande peso na hora da escolha de condomínios, além de ser um fator relevante que agrega valor ao espaço. Dentre os elementos que compõem a área de lazer, a quadra poliesportiva possui destaque.
A quadra poliesportiva deve contar com diversos materiais e soluções, que incluem pisos para ambientes internos e externos, revestimentos mais resistentes que facilitem a prática esportiva de alto desempenho e até os mais apropriados para amortecimento de impactos.
Como montar uma quadra poliesportiva?
Primeiramente, a escolha do tipo da quadra deve levar em consideração a finalidade e a tradição esportiva, pois a camada superior deve atender os requisitos da modalidade que será praticada.
Considerando as variáveis de quadras, abaixo seguem alguns exemplos para espaços necessários para a implantação:
- Mini quadra (recreação infantil): 4x8m; 5x10m;
- Quadra pequena: 10x18x5,5m;
- Quadra média: 14x28x5,5 m;
- Quadra grande: 18x33x6m;
- Quadra Poliesportiva: 21x42x7 m;
- Quadra para Atletismo ligeiro: 30x60x8m.
Quais os tipos de pisos para quadra poliesportiva?
Visando beneficiar o desempenho e proteção dos praticantes, atualmente a evolução tecnológica dos pisos de quadras esportivas têm se acentuada constantemente.
Cada modalidade de esporte tem seus próprios requisitos. As quadras poliesportivas são largamente utilizadas para a prática de atividades cujo o piso pode apresentar características comuns.
1. Piso Esportivo Asfáltico
O Piso Esportivo Asfáltico, embora possa ser aplicado como piso poliesportivo, é ideal para a prática de Tênis, onde o impacto da bola possa ser adequadamente absorvido, evitando a sucessão de repiques.
2. Piso Esportivo de Concreto
O Piso Esportivo de Concreto, pela exposição direta da base com a prática do esporte, deve receber especial atenção quanto a o tratamento de superfície.
3. Piso Esportivo Modular de Plástico
O Piso Modular de Plástico para Quadra Esportiva é produzido de polipropileno, o material de mais elevada resistência mecânica. A flexibilidade do plástico proporciona conforto e proteção ao atleta, além de durabilidade ao piso.
4. Piso Esportivo Flutuante de Madeira
O Piso Esportivo de Madeira apresenta amortecedores de impacto de borracha macia e flexível. Sua adoção foi expandida por inúmeros esportes como: squash; voleibol; ginástica aeróbica, handball e futsal.
5. Piso Esportivo Flexível de Poliuretano
O Piso Esportivo de Poliuretano reúne todas as virtudes requeridas para a prática intensiva de esportes de alto rendimento. É o piso mais recomendado para quadras poliesportivas e adequado para sediar jogos internacionais.
A Elasta conta com uma grande variedade de pisos esportivos e poliesportivos. Para mais informações, fale conosco e solicite um orçamento.
Bom dia!
Estou estudando a construção de uma quadra esportiva pequena (10 x 18 x 5,5 m). A quadra é para uma escola de Educação Fundamental I, ou seja, do 1º ao 5° Ano. As crianças tem entre 6 e 12 anos de idade. Qual o melhor piso para esse tipo de ambiente e qual o orçamento? Vocês possuem uma equipe técnica para aplicação?
Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno.
Att,
Érika