Ergonomia e Ergometria, você sabe a diferença?
Embora as palavras tenham relação, seus significados e aplicações são diferentes, a Elasta explica:
Ergonomia – estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outra interagem.
Ergometria é o estudo do desempenho do esforço humano durante o uso de máquinas, equipamentos e dispositivos.
Perceba que a origem etimológica das palavras são muito parecidas, contudo, elas são diferentes. Utilizando uma definição simples, ergonomia é a análise do melhor posicionamento de uma pessoa enquanto realiza alguma atividade. Já a ergometria mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico. Trata-se de uma área da ergonomia que realiza a medição dos equipamentos ergonômicos. Por exemplo: é a ergometria que mede se uma cadeira segue as regras ergonômicas.
A intenção da ergonomia é gerar uma abordagem holística, considerando tanto os aspectos físicos, cognitivos como também sociais; organizacionais e ambientais.
Seus principais objetivos são: otimizar o bem-estar humano e o desempenho global dos sistemas e, para isso, conta com a ergometria como um dos seus elementos.
Muito utilizada no mundo empresarial, a ergonomia deve ser tratada como uma poderosa aliada dos trabalhadores e da sociedade, pois ela contribui para o desenvolvimento e crescimento dos profissionais, e pode ser aplicada no dia a dia para melhorar sua qualidade de vida.
Agora que você sabe disso, utilize essas informações a seu favor! Assim, você poderá potencializar seu desempenho, além de ter as condições adequadas para desenvolver de suas atividades.