De acordo com o Conselho Nacional de Esportes para a Juventude, dos Estados Unidos, mais de 40 milhões de garotos e garotas participaram de esportes organizados em 2008, e com números como esse, que crescem a cada ano, certamente é importante ressaltar os benefícios advindos da prática de tais esportes.
Sem dúvida, a ideia de ganhar ou perder afeta o esportista de maneiras bem severas, no entanto, isso não descarta de maneira alguma os benefícios que a prática do esporte pode oferecer, e quanto o atleta coloca-se sob a pressão de se esforçar e procurar melhores resultados, melhorando seu desempenho a cada dia, não há razão para que seu resultado não seja a vitória futuramente. Uma coisa leva à outra.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATLETISMO
OS BENEFÍCIOS DIVIDEM-SE EM 3 GRANDES ESFERAS:
1. Físico
É impossível encobrir ou ignorar os benefícios do esporte para o físico de modo geral do atleta, poistravés do treino e da participação em atividades atléticas, o esportista está exercitando quase todos os músculos do corpo e de maneira proveitosa e prazerosa, além disso, em um planeta no qual o maior problema de saúde tem sido a obesidade, não há como negar os óbvios benefícios de ter o corpo em dia e ser feliz consigo mesmo.
2. Mental
É a área que muitos usam para reafirmar a importância da participação em esportes competitivos, e é a mesma área que aponta a razão de alguns atletas às vezes se encontrarem em uma situação de negação ou incerteza, e aprender por meio do esporte a lidar com questões que podem alterar aspectos em sua vida pessoal e profissional, como por exemplo a ética, que deve ser seguida em todas as fases da vida de qualquer pessoa.
Alguns dos pontos que devem ser destacados aqui são:
Objetivos
Criar e entender objetivos é uma enorme parte do que é ser um bom atleta. Eles direcionam e representam um lugar em que você quer estar no futuro. Sem eles você somente caminha e vive, sem ter razão para isso.
Vontade
A virtude mais importante para alcançar os objetivos. Sem desejo e sem vontade não há gana em cumprir as metas. Isso fica mais evidente quando o atleta é colocado em situações difíceis, que necessitam de atos de perseverança e determinação.
Aprender a lidar com fracassos
Não importa o quão bom um atleta seja, ele vai perder em algum momento. A maneira como ele vai lidar com isso é que determina seus atos futuros. Muitos dizem que o esportista aprende mais com os fracassos do que com as vitórias, desde que ele saiba usar as perdas como aprendizado, logicamente.
3. Social
Cooperação
Um atleta precisa entender a dinâmica de um grupo e a função individual dele no sucesso ou falha dessa equipe. Isso é comum para todos os participantes de esportes coletivos: aprender a cooperar.
Trabalho em equipe
É importante que o atleta não seja extremamente individualista, e entenda que todo o time está buscando um objetivo comum. Sendo parte dele, o esportista deve exercer da melhor maneira sua função individual pelo bem do coletivo, e não somente para proveito próprio.
Amizades
Inevitavelmente o atleta fará amigos, seja por uma temporada em outra cidade ou até mesmo para a vida toda, e são esses amigos que estarão com ele nos momentos difíceis durante competições ou até mesmo nas festas após as vitórias. É importante que essas amizades sejam cultivadas, garantindo mais vida para a equipe.