Um dos principais conceitos utilizados pela engenharia para todos os materiais é o de propriedades. Elas são divididas em físicas, químicas e tribológicas e influenciam diretamente na eficiência e qualidade do produto.
Propriedades físicas da borracha
As propriedades físicas empregadas no caso da borracha são:
Densidade
A densidade da borracha, principalmente quando falamos de tapetes de proteção, é extremamente importante e está diretamente ligada ao volume do material, e logicamente, no caso de um tapete, quanto mais leve melhor para a empresa ou indústria. A densidade nada mais é do que o peso por unidade de volume e é corretamente expressada em g/cm³.
Propriedades mecânicas
Sem dúvida a questão mais importante e pertinente no caso de pisos de proteção.
As principais propriedades mecânicas são:
– Dureza: é a mais utilizada na indústria da borracha e está diretamente ligada à eficiência do fator antifadiga no tapete de proteção. É medida por meio da penetração de objetos, e dependendo da força com que eles penetram na borracha, é calculada a dureza. A dureza determina também como a borracha se portará diante de deformações.
Quanto maior for o valor, menos a borracha será deformada, voltando facilmente às suas condições originais. No entanto, isso se deve também às propriedades dinâmicas da borracha.
– Resistência ao rasgo: para praticamente toda e qualquer aplicação da borracha, essa é uma das propriedades mais importantes, pois dependendo do uso a que é destinado, um pequeno furo ou rasgo acaba por inutilizar totalmente um produto. No teste para o cálculo da resistência, pequenas provas da borracha (os chamados provetes) são submetidas a torções e estiramentos e são pressionadas em condições extremas até que rasguem.
– Resistência à Fadiga por Flexão: todo e qualquer tapete de proteção será usado exaustivamente por uma grande quantidade de pessoas, seja em uma indústria ou em qualquer outro estabelecimento, e isso tende a ‘’fadigar’’ o produto, que acaba perdendo suas funcionalidades com o tempo. Isso tudo é causado principalmente por causa das ações repetitivas às quais os tapetes estão sujeitos. A principal parte do teste para calcular a resistência à fadiga é, em parte, óbvia. Uma máquina pressiona um provete por toda sua extensão por certo período de tempo em uma frequência variável, entre 60 e 300 flexões por minuto. O tempo é variável, mas certas máquinas e provetes podem trabalhar por até 20 ciclos em um teste (20 minutos).
Todos esses testes garantem a integridade e a qualidade de seu tapete de proteção, além de regulamentar e classificar as borrachas.