Tapetes antifadiga evitam doenças circulatórias


Tapete Antifadiga

Um bom tapete antifadiga sem dúvidas auxilia na prevenção de problemas causados pela extensa jornada de trabalho em pé, mas não é só nessas questões a curto prazo (dores nas pernas, nas costas e nas juntas) que o tapete pode ser a solução definitiva.

Embora esses desconfortos a curto prazo pareçam ser os únicos resolvidos pela utilização do tapete ou piso correto, os problemas que mais são solucionados são aqueles que podem surgir a longo prazo.

Um campo de pesquisa em expansão é direcionado exclusivamente para posições em que são realizados trabalhos em pé e seus potenciais danos à saúde dos trabalhadores. A principal conclusão desses pesquisadores é a de que o local onde se pisa é um dos elementos mais importantes para evitar doenças.


Uma rápida explicação física

O sangue flui do coração através das artérias até chegar nas extremidades do corpo. Quando você caminha, ele é bombeado de volta através das veias pelas interações delas com os músculos. Esse mecanismo é comumente como bomba venosa.

Quando você está em pé, a gravidade faz com que os fluidos fiquem retidos em seus pés e pernas, e já que há pouca atividade muscular, a bomba venosa acaba sendo menos efetiva, o que aumenta a pressão nas paredes das veias, trazendo danos irreperaráveis a longo prazo, que são a principal causa de dores e desconfortos.

As vantagens do uso dos tapetes antifadiga

Ao permitirem que o trabalho em pé seja feito em uma superfície elástica, os tapetes estimulam a atividade muscular nos pés e nas pernas, o que permite que a bomba venosa, mencionada acima, possa funcionar melhor e evitar o cansaço excessivo e as doenças advindas dele.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *