É comum encontrarmos playgrounds e áreas de lazer onde brinquedos infantis são instalados sem proteção ao seu redor.
No asfalto, na areia, na grama, no concreto. Se pararmos para pensar e começarmos a reparar naqueles que encontramos, pelas cidades, a lista de inadequações só irá aumentar. O pior de tudo é que poucos pais sabem do quão perigoso e ilegal essas instalações são. Até leis e normas, visando extinguí-las, existem. Normas que especificam onde, como e quais pisos devem ser utilizados em espaços para recreações infantis, como um playground.
Não é permitido, por exemplo, que brinquedos fiquem muito perto, uns dos outros, sendo necessário readequá-los a ma distância mínima. Assim como não se pode deixar as crianças brincarem em chãos com pisos duros e que aumentem os riscos de machucados graves, em caso de quedas. Assim, deve-se ficar atento e cobrar melhorias de parquinhos que optarem por pisos como o concreto (para áreas externas), ou azulejos (para áreas internas). Nem mesmo a areia, comumente usada, está liberada, porque não protege a criança.
Se você ou o playground da sua região precisa de segurança e conforto, você precisa de um piso emborrachado, com maior espessura, para garantir a redução de ruídos e reduzir os riscos de machucados em quedas, por apresentar maior resistência, durabilidade e, principalmente, por amortecer os impactos das mesmas, protegendo a criança. Não se trata de um piso mole e maleável, mas de um piso emborrachado, ou seja, firme e resistente, sem deixar de ser macio e confortável.
O Piso Emborrachado Infantil Flexbor 40 é um bom exemplo! Sua espessura em 40mm o torna ideal para os mais diversos ambientes, inclusive para playgrounds que contam com brinquedos altos e que aumentam os riscos de quedas. Ele também suporta um maior volume de pessoas, uma vez que os playgrounds costumam receber grande movimentação de crianças e adultos, durante todo o dia.